CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Embraer anuncia ‘recall’ de jatos executivos

A reportagem apurou que a chamada para revisão dos jatos envolve um terço da frota de 500 aviões. Ou seja, 166 aeronaves, terão de passar por...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em carta aos clientes, a Embraer anunciou nesta quarta-feira, 13, uma espécie de “recall” dos jatos executivos Phenom 300. Assinado pelo presidente da unidade de serviço e suportes da empresa, Johann Bordais, o documento, ao qual o Estado teve acesso, destaca que foram relatados à Embraer casos de corrosão nas massas de balanceamento dos profundores (parte traseira da aeronaves) que podem provocar perda de controle da aeronave.

A reportagem apurou que a chamada para revisão dos jatos envolve um terço da frota de 500 aviões. Ou seja, 166 aeronaves, terão de passar por essa manutenção preventiva. Um grupo terá de fazer a revisão nos próximos três dias. Os demais ao longo de 60 dias, conforme a carta.

Segundo o presidente da Embraer Serviços, os relatos apontam para o fato de que a região de operação da aeronave tem uma contribuição relevante para as corrosões das massas. Com base nessas conclusões, a empresa decidiu propor um tempo de cumprimento de revisão das aeronaves de 3 dias ou cinco horas de voo, o que vier primeiro. Esse prazo vale para o grupo 1, de quem tem aeronaves consideradas mais suscetíveis à corrosão.

“As demais aeronaves serão incluídas no grupo 2, o qual terá a mesma data para cumprimento das inspeções, ou seja, 60 dias ou 100 horas de voo, o que ocorrer primeiro”, diz o executivo na carta. Ele reconhece que a revisão do boletim de alerta poderá impor impactos significativos nas operações de alguns clientes no curto prazo, mas que a empresa enfrentará restrições mais imediatas em termos de possíveis peças requeridas para o completo cumprimento do serviço.

“Portanto, recomendamos aos nossos clientes que entrem em contato com o centro de serviços de sua preferência para planejar a inspeção o quanto antes.” O executivo afirma ainda que, baseado no que for encontrado nas inspeções, serão identificadas quais peças precisam ser substituídas e quais podem ser reutilizadas após algum retrabalho.

Bordais afirma que há várias ações em andamento, que estão sendo monitoradas por um time integralmente dedicado ao assunto. “Neste momento é muito importante enfatizar que todas as nossas decisões foram estritamente baseadas na segurança da operação.”

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais