AMP

Pacientes recuperados da Covid-19 passam por exame de espirometria no Huop

Primeiro paciente que teve alta deve retornar ao trabalho este mês...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Já se passaram quase quatro meses da maior angústia de Erenice Pereira, esposa do Antonio Newton, de 50 anos. Foi na Ala Covid-19 do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), que ele ficou internado por 14 dias, sendo que nesse período precisou até mesmo da ventilação mecânica e a internação em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Antonio foi o primeiro paciente a receber alta hospitalar, e continua recebendo acompanhamento médico. Hoje (04), ele voltou ao ambulatório do Huop para fazer o exame de espirometria, que identifica a quantidade de ar e a capacidade do pulmão. A recuperação é lenta, mas a sensação da família é de alívio. “Estamos bastante aliviados que ele tem conseguido se recuperar e ainda esse mês já retorna ao trabalho. Mesmo tendo voltado à rotina, sabemos que é importante que ele continue o acompanhamento médico”, afirma a esposa Erenice.

O Antonio foi o primeiro paciente que realizou o exame da espirometria após passar pela Ala Covid-19, mas além dele, todos que passaram pela unidade e se recuperam da doença devem retornar ao ambulatório para avaliar a capacidade pulmonar. Após o resultado do exame, os pacientes serão avaliados pelo médico, que pode definir um possível retorno se o exame apresentar qualquer tipo de alteração. “É essencial para saber como está a função pulmonar do paciente, tendo em vista que boa parte precisou da ventilação mecânica. Também pelo fato da doença ser nova, é necessário ter esse acompanhamento”, explica a fisioterapeuta, Janaína Paula Aroca.

Os pacientes que passaram pela Ala Covid-19 serão comunicados sobre o retorno ao ambulatório. “Entraremos em contato e agendando aos poucos, para que possamos atender a todos com segurança”, ressalta.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile