Não há nada de errado em haver interações entre o Fed e o governo, diz diretor

“As pessoas esquecem que o Fed é independente, mas temos que ser responsáveis perante o público, temos que ser transparentes”, afirmou, ao ressaltar que o presidente...

Publicado em

Por Agência Estado

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Christopher Waller defendeu, ao participar de rodada de perguntas e respostas no Summit de CEOs da Unidade de Yale nesta quarta-feira, 17, que não há nada de errado em haver interações entre o BC dos Estados Unidos e o governo do país. Ele, que disputa a cadeira da presidência do Fed, ressaltou a importância da transparência com o público.

“As pessoas esquecem que o Fed é independente, mas temos que ser responsáveis perante o público, temos que ser transparentes”, afirmou, ao ressaltar que o presidente norte-americano, Donald Trump, “deixou claro” sua opinião sobre o atual nível das taxas de juros.

Waller também disse que regulamentações mais flexíveis podem permitir um balanço patrimonial menor para o Fed e que ele está no nível que desejam atualmente. “É provável que a agenda regulatória tenha um impacto maior do que a política do Fed”, ponderou. “Os níveis de capital dos bancos estão altos atualmente e continuariam fortes mesmo se fossem flexibilizados. Não é óbvio que a flexibilização das regulamentações bancárias aumentaria muito o risco, mas também não é óbvio que menos regulamentação enfraqueceria os bancos”, disse.

O diretor ainda projetou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deve ser de cerca de 1,6% este ano e defendeu que as tarifas não são uma fonte de inflação persistente, pontuando que seu efeito será “único” e já está em “trajetória de queda”. “Não espero ver mais aumentos significativos nas tarifas”, acrescentou. Sobre o caso de tarifas que corre na Suprema Corte, ele disse que não pode dizer qual será o impacto da decisão na política do Fed.

Sobre inteligência artificial (IA), Waller avaliou que não há uma bolha no mercado e que a situação é de “tecnologia real”. Porém, o diretor vê um problema na ausência de fornecimento suficiente de energia para alimentar data centers, que concentram a maior parte dos investimentos e não podem funcionar sem energia. “O investimento fixo empresarial sem IA está em declínio”, relembrou. Ele também mencionou que as stablecoins devem fortalecer a demanda por dólares americanos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X