
Operação Conectividade mobiliza equipes policiais contra receptação de fios de cobre
Planejada pelo COISP (Centro de Operações Integradas de Segurança Pública), da SESP (Secretaria da Segurança Pública do Paraná), a ação integra um Grupo de Trabalho criado...
Publicado em
Por Diego Cavalcante
Operação Conectividade mobiliza forças de segurança na manhã desta quarta-feira (17) para combater a receptação de fios de cobre em todo o Paraná. Em Cascavel, as polícias Civil e Militar realizam fiscalizações simultâneas em diversos locais.
Planejada pelo COISP (Centro de Operações Integradas de Segurança Pública), da SESP (Secretaria da Segurança Pública do Paraná), a ação integra um Grupo de Trabalho criado para intensificar a fiscalização e a repressão aos crimes de furto e receptação de cabos. A iniciativa reforça o enfrentamento a esses delitos para reduzir prejuízos econômicos e sociais e garantir a continuidade de serviços essenciais, como energia e telecomunicações.
Inicialmente, o foco do Grupo de Trabalho estava no combate direto ao furto de cabos de telefonia. Nesta segunda etapa, as forças de segurança avançam sobre a receptação, prática frequentemente associada a empresas de reciclagem, que acaba estimulando novos furtos e a retirada irregular de cabos dos postes.
A partir de 2026, as ações de fiscalização passarão a ocorrer de forma permanente, com base em um calendário fixo, envolvendo as forças de segurança e a Receita Estadual.
A Operação Conectividade nasceu de um esforço conjunto da iniciativa privada, especialmente das empresas de telecomunicações, com os órgãos de segurança e a Receita Estadual.
Os trabalhos incluem a verificação de estabelecimentos comerciais, especialmente os que atuam com reciclagem, em busca de materiais de origem duvidosa, além da checagem de alvarás de funcionamento e do recolhimento correto de taxas.
Legislação
O Paraná conta com a Lei Estadual nº 22.754, que responsabiliza empresas de reciclagem flagradas na receptação ilícita de cabos de telefonia. Nesses casos, a situação fiscal do estabelecimento é bloqueada junto à Receita Estadual, ampliando o controle sobre a comprovação da procedência do material comercializado.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou