BC do Chile anuncia programa com até US$ 4 bi em leilões de swap cambial

O peso chileno atingiu ontem mínima histórica ante o dólar, em meio a tensões sociais e grandes protestos contra o governo do presidente Sebastián Piñera. Os...

Publicado em

Por Agência Estado

O Banco Central do Chile anunciou nesta quarta-feira a implementação de um “programa preventivo para facilitar a gestão de liquidez em dólares e pesos do sistema financeiro”. A atuação por meio de leilões de swap cambial busca mitigar eventuais tensões nos mercados financeiros, diante de “acontecimentos sociais recentes” e também da liquidez menor que normalmente se nota na última etapa do ano, afirma a instituição em comunicado.

O peso chileno atingiu ontem mínima histórica ante o dólar, em meio a tensões sociais e grandes protestos contra o governo do presidente Sebastián Piñera. Os manifestantes têm uma pauta ampla, com pedidos que vão desde a remoção de pedágios a mudanças na previdência e no ensino até uma nova Constituição. Em meio aos protestos, investidores têm mostrado cautela com a possível deterioração da economia chilena.

O BC diz que oferecerá um programa de injeção de dólares que considera um montante de até US$ 4 bilhões, por meio de licitações de compra de swap de divisas a 30 e 90 dias de prazo e com um prêmio mínimo da Libor mais 200 pontos-base. Complementarmente, será oferecido um programa de operações de recompra (repo), informa.

As medidas se implementarão a partir desta quinta-feira, 14, até 9 de janeiro de 2020. O comunicado detalha esse calendário, mas também diz que pode haver modificações a depender da avaliação do conselho do BC sobre as condições do mercado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile