• Fábio Wronski
  • CGN

20 Outubro 2016 | 21h04min

O Presidente da Coopavel Dilvo Grolli enviou nota à imprensa esclarecendo a informação que foi divulgada que a empresa teria sido condenada pelo Estado de SP por emitir cédulas fraudulentas.

Os processos, que tramitam no Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, foram movidos pelo Banco Santos, referindo-se a uma dívida de aproximadamente R$ 80 milhões.

Segundo o tribunal da comarca de Barueri, a Cooperativa emitiu cédulas para duas empresas: a “ômega serviços e participações ltda” com a promessa de “entrega de 13 milhões 337 mil quilos de soja, cerca de 222 mil sacas, no valor de R$ 8.669 milhões de reais’”, e para “Delta Agronegócios Serviços e Participações Ltda”, uma quantia de mais de “5 milhões quilos de soja, cerca de 83 mil sacas, no valor de 4 milhões de reais”.

Na nota, a Coopavel relata que foi vítima de um esquema. Confira a nota na íntegra. 

A COOPAVEL, como outras inúmeras empresas de todo o BRASIL, foi vítima de um esquema praticado pelo BANCO SANTOS e seu principal controlador Sr. Edemar Cid Ferreira, no qual consistia em exigir dos clientes do BANCO SANTOS a emissão de CPRs para garantia de contratos de financiamento.

Logo, para a COOPAVEL firmar Contrato de Financiamento, o BANCO SANTOS exigiu para garantia da operação a emissão de CPRs, sendo que após o pagamento dos financiamentos no BANCO SANTOS realizados pontualmente pela COOPAVEL, as CPRs dadas em garantia seriam restituídas para a COOPAVEL.

O funcionário do Banco Santos S.A., Sr. Antonio Malta Neves, encarregado das operações junto à Coopavel, declarou, de livre e espontânea vontade, em data de 2 de fevereiro de 2005, perante a Comissão de Inquérito do Banco Central que:

“... Esclarece, ainda, o depoente que a realização dessas operações com CPRs era, em geral, exigida pelo banco aos produtores e aos emitentes, inclusive a Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda – COPAVEL, como garantia subsidiária”.

Portanto, a COOPAVEL em nenhum momento agiu em conjunto ou em conluio com as empresas OMEGA e DELTA, mas tão somente foi vítima de uma fraude praticada pelo BANCO SANTOS e as empresas DELTA e OMEGA.

A COOPAVEL provou com a declaração do funcionário do BANCO SANTOS, Sr. Antonio Malta Neves, encarregado das operações junto à Coopavel, que era exigido a emissão de CPRs para garantia do financiamento, mas a Justiça entendeu que este fato não exime a responsabilidade da COOPAVEL.

A COOPAVEL está discutindo em juízo a sentença e aguarda julgamento final no Superior Tribunal de Justiça.  Importante dizer, que além da COOPAVEL inúmeras outras empresas e pessoas físicas foram vítimas desta fraude.

Além disso, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Edemar Cid Ferreira e outros 18 dirigentes do BANCO SANTOS por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e gestão fraudulenta, justamente, porque os gerentes comerciais vinculavam a concessão de empréstimos e financiamentos, com outras operações que deveria o cliente realizar com o banco, caracterizando uma prática ilícita administrativa, civil e penal.

 

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (32 comentários)

  • indignado
    43
    8
    20/10/2016 21:50h
    Prova a incompetência dos dirigentes(Dilvo), faliu a Coopavel e ainda quer posar de santinho. Ou é ladrão ou é extremamente incompetente.
    • Ppp
      9
      7
      20/10/2016 23:09h
      Vc comeu coco ou e lesado da cabeça. .Se não tem o que fala vai dormi idiota
    • Quem fez? Você?
      49
      13
      21/10/2016 00:05h
      COOPAVEL é o orgulho de Cascavel, com o Show Rural (reconhecimento Internacional), o maravilhoso Moinho de Trigo, Frigorificos, Industrias
    • indignado
      27
      5
      21/10/2016 10:17h
      Concordo, Coopavel é o orgulho, mas a gestão não. Moinho, frig. de suinos e bov. todos elefantes brancos. Filias sucateadas, esta é a realid
  • MORAMD PATACHO
    54
    7
    20/10/2016 21:50h
    UMA MA ADMISTRACAO.,SEMPRE VAI GERAR CONSEQUENCIA,MAIS CEDO OU MAIS TARDE,,PELO VISTO ESTA NO MESMO CAMINHO QUE , A DIPLOMATA E GLOBOAVES,
  • Pé na cova
    43
    2
    20/10/2016 22:07h
    O Dilvo vai ter que explicar como um Ofice Boy consegue em 30 anos, ter fazendas e frota de caminhões.
  • Jorge Luiz
    33
    1
    20/10/2016 22:46h
    Uma admin. não pode ser conduzida por tantos anos por uma unica pessoa. Isso não da certo nem em empresa familiar. Onde esta o C. Fiscal?
  • Pedro Henrique
    63
    5
    20/10/2016 23:24h
    Enquanto as demais cooperativas do oeste decolam a Coopavel afunda! Reflexo de muita corrupção!!! Acorda Cooperado...
  • Vai descansar DIlvo Groli
    13
    3
    20/10/2016 23:36h
    Sou leigo nesse tema, mas posso dizer como ex colaborador com 10 anos nessa cia. Empresa fantástica mas com uma gestão amadora
  • Descansa DIlvo Groli
    23
    4
    20/10/2016 23:38h
    DG sempre se achou acima do bem e do mal... colocar a Maria como gestora vc tá de brincadeira! Quem conhece sabe, vai além da jornada labora
  • EU AMO A COOPAVEL
    22
    10
    20/10/2016 23:58h
    Mais de 20% da população de Cascavel depende direta ou indiretamente da Coopavel, Associados, funcionários, dependentes. É A NOSSA VIDA.
  • Vamos Mudar o conceito
    18
    3
    21/10/2016 00:10h
    Vai ver se em Cafelândia alguém compra outras marcas de produtos nos mercados, a não ser Copacol, mas Cascavel em querem denegrir a Coopavel
  • PRECISAMOS
    44
    2
    21/10/2016 00:13h
    COOPAVEL PRECISA DE CASCAVEL - CASCAVEL PRECISA DA COOPAVEL
  • FAROESTE
    65
    5
    21/10/2016 06:50h
    Já passou da hora dos Associados da COOPAVEL tomarem uma posição e acabar com essa panela que a anos mama na teta da Cooperativa.
  • FAROESTE
    67
    9
    21/10/2016 06:53h
    O Dilvo Grolli, Edgar Bueno e o Beto Richa são coxinhas, logo a Administração deles é uma farsa.
  • Grande farsa
    10
    2
    21/10/2016 07:56h
    Alguém acredita em "falência"? A Coopavel quebra, a diplomata quebra, Dilvo Grolli continua podre de rico, bem como Alfredo Kaefer.
  • Antenor
    7
    3
    21/10/2016 08:02h
    História mal contada. Caíram num golpe num banco cheio de falcatruas???? Hummmm, inocente
  • dick
    5
    4
    21/10/2016 08:17h
    Sempre disse que esse véio Dilvo era um patife ladrão e isso acabaria ferrando a coopavel. Pois ai esta
  • LÁ.... PERGUNTA
    4
    4
    21/10/2016 08:22h
    O LULA O PT ESTÁ POR TRÁS DISSO....É GOLPE.... DO BANCO TEMMER.....
  • GDE,
    14
    3
    21/10/2016 08:57h
    GDE,VAMOS FAZER UMA ENVESTIGAÇÃO DE CAPITAIS DA FAMILIA TODA, VAMOS VER SE COMO,PT,FEZ COM O BRASIL,DILVO COM A COPAVEL.
  • BOMBA RELOGIO
    13
    4
    21/10/2016 08:59h
    COM ESSA É SÓ AGUARDAR A ESPLOSÃO BOMBA RELOGIO,FUJA QUEM PODER,PORQUE NÃO PUBLICAR EM TRANSPARENCIA A MIDIA. MIDIA É INFORMAÇÃO .
  • resposta do PT
    14
    8
    21/10/2016 09:04h
    PT,MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS,ai ta uma prova que não é só o PT que sabe afundar ADIMINISTRAÇÃO.
  • A/C-DILVO
    25
    5
    21/10/2016 09:07h
    Sr. dilvo,Analizar monopolio dentro dos SETORES(se somos de cascavel,temos que priorizar pessoal nosso,não acontece(TRANSPORTES)por exemplo?
  • DILVO AUDITORIA JÁ...
    13
    4
    21/10/2016 10:46h
    BOM DIA.FAZER UMA AUDITORIA JÁ,(TRANSPORTES,KD,AS EMPRESAS DE CASCAVEL QUE ATENDIA .PORQUE SÓ EMPRESA DE FORA?ISSO É VIZAR COOPERATIVISMO?
  • Associado
    9
    1
    21/10/2016 21:38h
    A coopavel ta ferrando com o associado, insumos acima dos preços da concorrência e pagando menos pelos produtos entregues.
  • E exploram agricultores
    8
    4
    22/10/2016 08:52h
    Uma vez fui conferir preços... um absurdo as explorações, muita diferença em relação á outros comércios.
  • Ex Coopavel
    2
    0
    24/10/2016 16:10h
    Trabalhei por 10anos nesta empresa, um dia sem amis nem menos some dinheiro do caixa e eu que não tinha nada a ver com o ocorrido cont......
  • ex-Coopavel
    2
    1
    24/10/2016 16:12h
    fui acusado e praticamente expulso da mesma, me mandaram sem justa causa, organizei varias filiais e nunca me deram cargo algum......cont.
  • ex-Coopavel
    2
    1
    24/10/2016 16:13h
    precisa ter 3 pontinhos no final da assinatura, conheço e vi muitos assinares assim só depois tiveram cargos, entraram até na minha cont....
  • Ex Coopavel
    2
    1
    24/10/2016 16:15h
    na SICREDI que ficava no próprio prédio dela, fui chamado e eles me apresentaram um extrato de minha conta, sem eu autorizar a emissão cont.
  • Ex Coopavel
    4
    1
    24/10/2016 16:16h
    Empresa de grande porte excelente, mas dirigentes que só pensam no próprio bolso e não dos associados, pobres coitados explorados cont......
  • Ex Coopavel
    3
    1