AMP

Museus no Rio criam espaços e atividades para pessoas com deficiência

 domingo (21). As ações buscam reforçar a acessibilidade e o acolhimento em espaços culturais.......

Publicado em

Por CGN

 domingo (21). As ações buscam reforçar a acessibilidade e o acolhimento em espaços culturais.

 e kits que incluem óculos escuros e abafadores de ruídos. A sala é aberta ao público, sem necessidade de

Notícias relacionadas:

Artista com baixa visão fala da potência de pessoas com deficiência.Deficiência visual e dança: “Nos palcos, sinto que posso voar”.Acesso a livros de autores com deficiência ainda enfrenta barreiras.

 

 – Foto: Museu do Amanhã/Divulgação

O lançamento vem junto com outros projetos, como a robô Ma.IA, que usa assistência sonora para guiar visitantes a áreas como elevadores e banheiros, o recurso narrativo visual

Notícias relacionadas:

Artista com baixa visão fala da potência de pessoas com deficiência.Deficiência visual e dança: “Nos palcos, sinto que posso voar”.Acesso a livros de autores com deficiência ainda enfrenta barreiras.

 uma programação completa para o Setembro Verde, mês da conscientização pela inclusão da pessoa com deficiência.

Já o Museu do Jardim Botânico vai realizar uma edição especial do Domingo Acessível, dedicado a ações educativas, sensoriais e inclusivas, voltadas ao público com deficiência e seus acompanhantes. A iniciativa, lançada em julho, ocorre sempre no último domingo do mês, de forma gratuita e aberta ao público.

A programação inclui interpretação em Libras, materiais táteis, mediação sensorial e estratégias que estimulem a autonomia e o protagonismo dos participantes.

 Arthur Garcia, avalia as iniciativas de forma positiva. “Muitas vezes quando a gente fala de autismo, a compreensão hegemônica se limita unidimensionalmente a aquilo que é perpetuado pelas famílias, e as pessoas autistas acabam sendo ignoradas. Quando você constrói qualquer tipo de ação dentro de uma instituição a partir daquilo que é levado pelas próprias pessoas autistas, você afirma que a existência delas é valiosa, e que nada pode ser construído sobre elas sem elas.”

*Estagiária sob supervisão de Gilberto Costa.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X