TCU mantém leilão do túnel Santos-Guarujá no dia 5 de setembro após mediação

A equipe técnica do TCU apontou fragilidades como falta de detalhamento na matriz de riscos, falhas de governança, indefinição sobre a titularidade do túnel após a...

Publicado em

Por Agência Estado

O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a realização do leilão do túnel Santos-Guarujá na sexta-feira, 5. A corte confirmou a manutenção do cronograma após o ministro Bruno Dantas mediar uma reunião entre a União, o Estado de São Paulo e a Autoridade Portuária de Santos (APS) em torno do túnel Santos-Guarujá.

A equipe técnica do TCU apontou fragilidades como falta de detalhamento na matriz de riscos, falhas de governança, indefinição sobre a titularidade do túnel após a concessão e ausência de clareza sobre o aporte da APS. Mas foram acordados ajustes como a inclusão APS como parte interveniente no convênio, a previsão de que o ativo reverterá à União ao fim do contrato e a exigência de aprovação prévia da APS sobre planos que possam afetar as operações portuárias.

Foi discutida também contratação de verificadores independentes – um sob responsabilidade do Estado, via Agência de Transporte do Estado de São Paulo, e outro, eventualmente, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para acompanhar os interesses federais.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, confirmou que os riscos e eventuais reequilíbrios do contrato ficarão a cargo do Estado. Já o presidente da APS, Anderson Pomini, defendeu maior segurança jurídica para os aportes e sugeriu a participação de um verificador independente.

O ministro Bruno Dantas estabeleceu prazo até 29 de agosto para a entrega da minuta do termo aditivo ao convênio. Segundo ele, os entendimentos alcançados garantem a continuidade do processo, sem impacto no leilão agendado para semana que vem.

Projeto

Em discussão há um século e previsão de R$ 6 bilhões em investimentos, o Túnel Santos-Guarujá é uma demanda histórica de moradores das duas cidades do litoral paulista. A expectativa é que o empreendimento reduza a travessia para poucos minutos e otimize o fluxo logístico do Porto de Santos. Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa.

Em visita a Santos na semana passada, Dantas afirmou que a expectativa é que o certame conte com uma concorrência “bastante acirrada”. “Não existem muitas obras estruturantes como essa. Então, as empresas que têm a especialização necessária estão aguardando ansiosamente por esse leilão”, afirmou o ministro do TCU.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X