
MP abre investigação sobre gasto de R$ 3 milhões feito pela Prefeitura de Paranaguá
Sem licitação, o dinheiro foi gasto com a compra de um medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19....
Publicado em
Por Deyvid Alan
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu uma investigação preliminar sobre a dispensa de licitação para a compra de R$ 3 milhões, por parte da Prefeitura de Paranaguá, de um medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
Na sexta-feira (17), a prefeitura começou a distribuir aos moradores a ivermectina. Conforme o município, pelo menos duas mil pessoas retiraram o remédio até o sábado (18). Foram compradas 80 mil doses.
Em 14 de julho, a promotora Camila Adami Martins deu prazo de cinco dias, com possibilidade de prorrogação, para que o município esclareça os critérios usados para a compra.
Na sexta ((17), a prefeitura informou que a entrega estava sendo feita no ginásio do município para moradores com mais de 40 anos ou pessoas mais jovens com pressão alta, diabetes e problemas no coração.
Para receber o medicamento, os interessados passaram por uma consulta médica, de acordo com a prefeitura.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.
Na divulgação da campanha, a prefeitura informa que a ação da ivermectina contra a Covid-19 apresentou resultados favoráveis e comprovados em laboratório.
“Se tiver 1% de chance nós vamos fazer o uso aqui no município. Eu prefiro pagar por excesso do que por omissão”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, na semana anterior.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que não recomenda o uso da ivermectina. As sociedades brasileira e paranaense de infectologia também afirmam que a ciência ainda não comprovou que o remédio é eficaz contra o novo coronavírus.
Fonte: Litorânea FM
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou