AMP

MP garante na Justiça a suspensão de autorização que permitia o corte de 231 Araucárias

A supressão da vegetação havia sido autorizada pelo órgão ambiental estadual......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Em Cascavel, Oeste do estado, a atuação do Ministério Público do Paraná resultou na suspensão de autorização do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) que permitia o corte de 231 araucárias. A decisão, expedida em caráter liminar nesta segunda-feira, 20 de julho, atendeu pedido feito em ação civil pública ajuizada pela Regional Oeste do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e pela 9ª Promotoria de Justiça da Comarca.

A supressão da vegetação havia sido autorizada pelo órgão ambiental estadual (Autorização Florestal 40.131) a pedido do Município de Cascavel, sob a justificativa de necessidade para a realização de obras de ampliação e adequação da Estrada Rural Arataca, situada na Zona Rural do Município.

Ao requerer a suspensão dessa permissão para a derrubada, o MPPR comprovou que a mesma foi emitida pelo IAT sem qualquer embasamento técnico ambiental ou estudo quanto aos impactos ambientais da obra pretendida. Além disso, não foi dada a devida publicidade ao projeto, não sendo consultados os órgãos ambientais e a sociedade em geral.

Também foi demonstrado que o Município não apresentou, tampouco o Instituto Água e Terra exigiu, projeto ou estudo alternativo para a adequação da estrada sem o dano ambiental com o corte da vegetação.

Proferida pela pela Vara da Fazenda Pública de Cascavel, a liminar impõe o pagamento de multa pelo Município no valor de R$ 5 mil para cada araucária eventualmente derrubada de modo irregular.

Assessoria

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X