Camisinhas texturizadas são distribuídas gratuitamente para estimular prevenção

Publicado em

Segundo a pasta, a diversificação busca tornar o preservativo mais atraente e atender diferentes preferências, mantendo o mesmo nível de proteção da camisinha tradicional.
AMP
Reprodução / Redes Sociais

Por Diego Cavalcante

Atualizado em

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (13), a distribuição de dois novos modelos de preservativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As novidades incluem versões com textura e mais finas, criadas para estimular o uso, especialmente entre jovens, e reforçar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Segundo a pasta, a diversificação busca tornar o preservativo mais atraente e atender diferentes preferências, mantendo o mesmo nível de proteção da camisinha tradicional. Até agora, o SUS oferecia apenas dois tipos: a externa, feita de látex, e a interna, produzida em látex ou borracha nitrílica.

A previsão é que 400 milhões de unidades dos novos modelos sejam distribuídas ainda este ano. Os preservativos seguem disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem exigência de documento ou limite de retirada.

Além de evitar gestações não planejadas, o preservativo é fundamental para impedir a transmissão das ISTs, causadas por bactérias, vírus ou outros microrganismos durante relações sexuais desprotegidas.

X