AMP

Caixa: Corte no juro do cheque especial não teve ingerência do governo

“Não teve ingerência do meu chefe na redução do juro do cheque especial. A redução foi matemática. Ainda assim teremos ganho”, disse Guimarães, em coletiva de...

Publicado em

Por Agência Estado

O corte de juros no cheque especial por parte da Caixa Econômica Federal não teve ingerência do governo de Jair Bolsonaro, conforme o presidente do banco público, Pedro Guimarães. A instituição anunciou, na manhã desta terça, redução de até 54,5% nas taxas do produto, empurrando a mínima para 4,99% a partir do mês que vem.

“Não teve ingerência do meu chefe na redução do juro do cheque especial. A redução foi matemática. Ainda assim teremos ganho”, disse Guimarães, em coletiva de imprensa, referindo-se ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Apesar do corte, segundo o executivo, o juro do cheque especial continua alto e pode ser revisto em meio a uma eventual mudança na regulação do produto por parte do Banco Central. O regulador estuda permitir que os bancos no Brasil passem a cobrar tarifas para o uso do cheque especial, seguindo uma prática adotada nos Estados Unidos, e que ajudaria a baixar os juros cobrados na modalidade.

Para Guimarães, a redução do juro do cheque especial pode atrair “centenas de milhares de clientes” para a Caixa. Se isso acontecer, acrescentou, os bancos privados também podem ir nessa direção. Conforme ele, a despeito da redução do juro no crédito especial, o banco consegue ofertar mais produtos a esses clientes e rentabilizá-los melhor.

Ele informou ainda que o banco está próximo de lançar uma empresa para atuar no microcrédito. Conforme Guimarães, o foco será crescer fora das agências bancárias.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile