AMP

Mais de 130 animais já foram operados com excelência pelo Castramóvel

Unidade móvel municipal é a primeira do Paraná e já serve de molde para outras cidades...

Publicado em

Por Fábio Wronski

O Castramóvel é uma unidade móvel totalmente equipada para realizar com excelência a cirurgia de castração de cães e gatos. Equipamentos que são encontrados em clínicas gabaritadas particulares são os mesmos disponibilizados gratuitamente à população. O alto padrão do centro cirúrgico móvel já está inspirando outras cidades, que tem adotado o Castramóvel como molde para implantar unidades similares pela região. Vale destacar a unidade móvel municipal é um serviço inédito, uma vez que é o primeiro do Paraná.

O ônibus começou suas operações em fevereiro deste ano em Cascavel. No entanto, apesar da aprovação da população, o cronograma de procedimentos teve que ser interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo assim, 132 animais já foram castrados e estão em ótimas condições; a taxa de mortalidade é zero.

O primeiro bairro a receber o Castramóvel foi o Guarujá, isso ainda no início do ano. Após as ações na região, veio a pandemia, então a unidade precisou suspender as atividades para evitar aglomerações e também por conta da alta demanda por insumos da área médica.

Nesse meio tempo, o Castramóvel encontrou uma alternativa para seguir trabalhando, sem que fossem quebradas as regras de distanciamento. Assim, foi iniciada a castração gratuita de animais resgatados por protetores e de ONGs (Organizações Não Governamentais), por meio de agendamento prévio. As ações têm sido pontuais na Praça Wilson Joffre.

Seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Castramóvel conta com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante o atendimento de qualidade aos cães e gatos. 

O Castramóvel, vale ressaltar, faz parte das ações de saúde dos animais da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é que assim que a pandemia for superada, a unidade volte a atender nos bairros, como forma de descentralizar as ações e ampliar o atendimento. “Não é simplesmente castrar, mas, sim, dar um serviço de excelência, como se fosse a cirurgia na melhor clínica da cidade. É realmente realizar um trabalho de qualidade”, pontua o gerente de vida silvestre e bem-estar animal, Rodrigo Ribeiro.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile