AMP

ALEP aprova suspensão de Renato Freitas com voto de Pacheco

Segundo Pacheco, a decisão só foi possível graças ao seu voto em separado, apresentado após o primeiro relator do processo ter sugerido o arquivamento. Ao se...

Publicado em

Por Redação CGN

O deputado estadual Marcio Pacheco celebrou nesta terça-feira (1º) um momento histórico no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Pela primeira vez, o colegiado aprovou uma punição efetiva a um parlamentar, determinando a suspensão das prerrogativas regimentais do deputado Renato Freitas pelo prazo de 30 dias.

Segundo Pacheco, a decisão só foi possível graças ao seu voto em separado, apresentado após o primeiro relator do processo ter sugerido o arquivamento. Ao se opor à proposta, o parlamentar defendeu uma suspensão de 60 dias, argumento que acabou sendo considerado pela nova relatora.
“Hoje é um dia histórico. Desde que cheguei à Assembleia Legislativa, há mais de dez anos, nunca vimos uma punição como essa ser aprovada pelo Conselho de Ética. Sinto o dever cumprido, pois, em 2 de junho, quando houve o pedido de arquivamento do processo contra o deputado Renato Freitas, eu me manifestei contra e defendi que houvesse, sim, uma punição. E foi o que aconteceu”, declarou Pacheco.

Agora, a decisão do Conselho será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, ao plenário da ALEP, que irá ratificar ou não a penalidade.

Votação no Conselho

• A favor da suspensão: Thiago Bührer, Artagão Junior, Marcio Pacheco, Marcia Huçulak
• Contrário: Dr. Antenor
• Abstenções: Delegado Jacovos (presidente do Conselho)
• Autor da representação: Delegado Tito Barrichello (não vota)

Também participaram da reunião o procurador da ALEP, André B. Silva, e o advogado do representado, Edson Vieira Abdala.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X