AMP
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros vê picanha mais cara no governo Lula

Por outro lado, 21,7% dos participantes acreditam que os preços permanecem iguais aos do governo anterior, 14,1% consideram que a carne está “um pouco mais barata”...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (30) revelou que a maioria dos brasileiros percebe aumento no preço da picanha desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 33,2% dos entrevistados disseram que o corte está “muito mais caro”, enquanto 16,8% afirmaram que está “um pouco mais caro”.

Por outro lado, 21,7% dos participantes acreditam que os preços permanecem iguais aos do governo anterior, 14,1% consideram que a carne está “um pouco mais barata” e apenas 3,8% disseram que está “muito mais barata”. Outros 10,5% responderam que não souberam ou não se lembram.

A pesquisa entrevistou 2.020 pessoas em todos os estados do país e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Entre os entrevistados, 955 são homens e 1.065 são mulheres.

A picanha foi um dos símbolos da campanha presidencial de Lula em 2022, utilizada como promessa de melhora no poder de compra da população. No entanto, a percepção de alta nos preços é mais acentuada entre os homens: 34% disseram que a picanha está “muito mais cara”, contra 32,4% das mulheres.

Por região, a avaliação de que o preço subiu “um pouco” é maior no Sul (20,1%), seguido por Nordeste (17,1%), Sudeste (16,7%) e Norte + Centro-Oeste (13%). Já a sensação de que o preço caiu “um pouco” aparece mais no Nordeste (20,5%), seguido de Sudeste e Norte + Centro-Oeste (ambos com 12%) e Sul (9,9%).

Entre os que acreditam que a picanha ficou “muito mais barata”, o Nordeste também lidera com 5,2%, seguido do Sul (4,6%), Norte + Centro-Oeste (3%) e Sudeste (2,8%).

Percepção de alta nos preços atinge 71% dos brasileiros

Além da picanha, a pesquisa também perguntou sobre os preços nos supermercados de maneira geral. Segundo o levantamento, 71,4% dos brasileiros acreditam que os preços aumentaram desde que Lula voltou ao poder. Para 17,2%, os valores permaneceram os mesmos, 9,4% notaram uma redução, e 2,1% não souberam responder.

A percepção de aumento é maior entre os moradores da Região Sul (77,9%), seguida por Sudeste (76,1%), Norte + Centro-Oeste (71%) e Nordeste (60,4%). A diferença entre homens e mulheres é pequena: 71,5% das mulheres disseram ter notado alta nos preços, contra 71,2% dos homens.

Entre os que notaram queda nos valores, o Nordeste lidera novamente com 13%, seguido por Norte + Centro-Oeste (10,3%), Sul (8,3%) e Sudeste (7%). Nesse grupo, 10,1% são mulheres e 8,7% homens.

Com informações do Metrópoles

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X