CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vereadores batem boca com Cidão que diz: “Virei pinico nessa casa. Todo mundo está mijando em mim”

Vereadores batem boca com Cidão que diz: “Virei pinico nessa casa. Todo mundo está mijando em mim”

Cidão rebateu, afirmando que cada governo tem seu próprio modelo de gestão:...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Na sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel desta segunda-feira (23), o vereador Cidão da Telepar (Podemos) se exaltou durante a votação de um dos projetos. A discussão começou após a fala do vereador Doutor Lauri (MDB), que criticou a falta de moradias do programa Casa Verde e Amarela, criado durante o governo Bolsonaro.

Cidão rebateu, afirmando que cada governo tem seu próprio modelo de gestão:

“O Renato Silva não está preocupado se é ‘Minha Casa, Minha Vida’, se é verde ou amarelo, doutor Lauri. Viu, doutor Lauri? O governo Renato Silva está preocupado com a população de Cascavel, cidade onde ele foi eleito prefeito. Então, se Vossa Excelência fala que o Lula faz isso ou aquilo, o Lula está no governo dele. Um minutinho, senhor, por favor. O Lula é o presidente atual, e ele tem que fazer o trabalho dele.”

O vereador Policial Madril (PP) então pediu uma questão de ordem, solicitando que o colega se ativesse ao tema da discussão:

“Questão de ordem, presidente. Estamos falando do Projeto 80 ou do Lula e do Bolsonaro? Porque já fugiu da matéria. Começamos uma conversa e já vamos parar no Lula, no ‘Minha Casa, Minha Vida’, enquanto estamos discutindo um terreno no bairro São Cristóvão. Está saindo da jurisdição.”

O presidente da Câmara, Tiago Almeida (Republicanos), acatou o pedido de Madril e orientou Cidão a retornar ao tema:

“Gostaria que, diante do pedido de questão de ordem do vereador Policial Madril, o senhor, vereador Cidão, se ativesse ao Projeto nº 80 de 2025.”

Cidão continuou, alegando que estava tratando do projeto:

“Senhor presidente, o vereador Madril é que não prestou atenção na conversa anterior. Desculpe, questão de ordem. Desculpe, presidente. Estou falando, sim, do Projeto 80. Será que o vereador Madril… Me desculpe, vereador Madril, mas, de novo…”

Neste momento, foi interrompido pelo vereador Alécio Espínola (PL), que também pediu questão de ordem:

“Questão de ordem, presidente. Por favor. Tem que discutir a matéria. Agora o Cidão vai dar pito no Madril? Discutir a matéria. E ainda ganha mais um minuto para não falar nada com nada.”

O presidente Tiago Almeida interveio novamente, defendendo o direito de fala de Cidão:

“Olha, gostaria que o vereador que pediu a questão de ordem, o vereador Cidão, e também o senhor, que foi presidente desta Casa por seis anos, soubessem que, conforme o regimento, posso conceder mais um minuto, sim.”

Alécio respondeu:

“Questão de ordem, presidente. Não estou dizendo que o senhor não pode dar mais um minuto. Tá bom. Ele tem mais um minuto para não falar nada com nada. Fica falando de Lula, verde e amarelo, vermelho, bandeira…”

Cidão rebateu:

“Vereador, o tempo que o senhor quiser, o tempo que o senhor pede, o senhor tem. Desculpe falar isso também. Questão de ordem, presidente.”

A discussão continuou, e Alécio chegou a ameaçar aplicar sanções contra Cidão:

“Questão de ordem, presidente. Ou o vereador Cidão me respeita, ou ele sofrerá sanções mais sérias. Porque ele não fala do projeto, fala coisa com coisa e ainda quer dar pito em vereador.”

O presidente Tiago Almeida pediu calma:

“Gostaria que os dois vereadores se acalmassem. Hoje é segunda-feira, estamos começando a semana. Vamos focar no Projeto nº 80 de 2025.”

Cidão insistiu que estava abordando o projeto:

“Presidente, estou falando do Projeto 80, da sua importância. É isso que estou tentando dizer. Toda vez que eu falo, vem uma questão de ordem? Assim fica difícil. Agora virei pinico nesta Casa. Todo mundo quer mijar em mim. Quero destacar a importância de um projeto como esse. As pessoas precisam usar a palavra para tratar do assunto certo. E eu estou falando, sim, do Projeto 80. Parabéns ao prefeito Renato Silva. Continue trabalhando pela nossa cidade. Se outros não fizeram, problema deles.”

O Projeto de Lei Nº 80 DE 2025 , foi aprovado por unanimidade em 1º turno de votação. Ele dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal a doar lote urbano para a Companhia Municipal de Habitação de Cascavel – COHAVEL, para fins de interesse social. 

Proponente: Poder Executivo Municipal.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN