AMP

Quer saber o que acontece com os vinhos apreendidos e encaminhados para a Receita Federal?

A superintendência da Receita Federal do Paraná e de Santa Catarina, que tem sede em Curitiba, respondeu a questão...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Após compartilhar frequentemente muitas notas relacionadas à apreensões de caixas e caixas de vinho (que mais parecem notícias repetidas, embora não sejam), principalmente no sudoeste do estado, algumas pessoas perguntaram sobre a destinação da mercadoria.

A pessoa responsável pelo site Cris Loose conversou com a superintendência da Receita Federal do Paraná e de Santa Catarina, que tem sede em Curitiba, e a resposta foi:

“Os vinhos têm sido destinados à fabricação de álcool 70%. Já tivemos várias doações para universidades, em Palotina, Guarapuava e Francisco Beltrão”.

De acordo com auditora-fiscal da Receita Federal, Giovana Longo, a Alfândega de Dionísio Cerqueira (SC) também doa as bebidas para a fabricação de álcool e álcool gel.

Uma destas doações ocorreu entre os dias 2 e 4 de junho, quando foram entregues 14.418 garrafas de bebidas alcoólicas para a Unicentro, em Guarapuava. Deste total, 11.548 garrafas eram de vinho.

Para gente ter uma ideia, só neste ano, a ALF de Dionísio Cerqueira (para onde são encaminhadas muitas das apreensões feitas no sudoeste do Paraná) já destinou aproximadamente 17 mil litros de bebidas alcoólicas, para o mesmo propósito.

Doação para a UTFPR de Francisco Beltrão

Outro exemplo: em 22 de junho, em mais uma ação de cooperação de esforços para minimizar os impactos provocados pela pandemia do Covid-19, a Delegacia da Receita Federal em Joaçaba (SC) doou 857 garrafas de bebidas alcoólicas à Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR de Francisco Beltrão/PR. Tudo foi transformado em álcool gel 70%.

Além disso, também em junho, a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu repassou para a UFPR em Palotina, mais de 3 mil litros de bebidas. Entre eles, cerca de 900 litros de vinho que entraram ilegalmente no Brasil.

Ou seja… todo o vinho está indo parar nas nossas mãos, pela nossa saúde. Não importa o preço, nem a fama.

Cris Loose, com informações da Superintendência da Receita Federal, em Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile