Prefeitura desiste de ‘Bandeira 3’ para táxis de São Paulo

Pelo texto original, os taxistas poderiam aplicar a Bandeira 3 somente se pegassem o passageiro em bolsões específicos na saída de shows ou grandes eventos, previamente...

Publicado em

Por Agência Estado

A gestão Bruno Covas (PSDB) desistiu de criar a “Bandeira 3” para os táxis de São Paulo. A medida havia sido anunciada na semana passada, mas recebeu resistência de parte da categoria. Nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura recuou e informou que a portaria será revogada.

Pelo texto original, os taxistas poderiam aplicar a Bandeira 3 somente se pegassem o passageiro em bolsões específicos na saída de shows ou grandes eventos, previamente cadastrados no Departamento de Transportes Públicos (DTP). A tarifa seria opcional e a cobrança era 30% maior do que o valor da Bandeira 2.

Em nota, a Prefeitura afirmou que o fim da portaria será publicado na terça-feira, 12, no Diário Oficial do Município. “A revogação (…) se dá em razão da repercussão entre os taxistas, embora a demanda seja antiga e tenha sido debatida com representantes da categoria”, diz o comunicado da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT).

Quando a nova tarifa foi anunciada, sindicatos de taxistas divergiram sobre a cobrança. Presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo (Sinditaxi), Natalício Bezerra Silva disse, na ocasião, que o grupo não havia sido consultado. “A categoria não quer essa tarifa. Não fomos consultados. Ela não atende aos nossos interesses.”

Para Silva, a cobrança maior poderia estimular ainda mais os passageiros a usarem aplicativos. “Ela (a Bandeira 3) deve atender a outros interesses que não o do taxista – que quer cobrar uma tarifa justa que atenda os clientes da cidade.”

Já para o presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo, Antonio Matias, o Ceará, havia avaliado a medida como positiva. “O motorista fica esperando em bolsões na saída dos grandes eventos. Enquanto ficamos esperando, estamos perdendo a oportunidade de outras viagens”, disse.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile