AMP

Secretaria se manifesta sobre idosa que foi sepultada em caixão lacrado e exame para Covid-19 deu negativo

A família disse que irá entrar na Justiça, pois não conseguiu fazer um velório à mulher......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

A Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques se manifestou em nota à respeito do caso de uma senhora que morreu no domingo (05) e que entrou no boletim da saúde como óbito suspeito da COVID-19, devido a pandemia, porém na terça-feira (07), o resultado dela deu negativo. 

A Secretaria emitiu uma nota esclarecendo os procedimentos que todos os municípios devem seguir: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques vem por meio deste esclarecer informações a respeito do Óbito SUSPEITO para Covid-19 ocorrido no dia 05/07/2020.

Paciente de 63 anos, do sexo feminino, com comorbidades, internou no Hospital do município dia 01/07/2020 apresentando sintomas respiratórios. A equipe de saúde do hospital seguiu todos os Protocolos do Ministério da Saúde que define CASO SUSPEITO de COVID-19 como: “SÍNDROME GRIPAL: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril OU febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória”. Portanto, seguindo o protocolo, a paciente foi notificada como SUSPEITA e coletado exame laboratorial para descartar ou confirmar o caso.

Foi realizado coleta de amostra para exame RT-PCR no dia 03/07/2020 (seguindo os critérios do exame pelo início dos sintomas) e encaminhado amostra ao LACEN/PR, laboratório responsável para realização de exames dos municípios do Paraná.  No dia 05/07/2020, a paciente veio a óbito, e como o resultado do exame NÃO havia sido disponibilizado pelo laboratório, este óbito ficou como SUSPEITO para covid-19, até a chegada do resultado do exame para fechamento do caso.

Assim, todos os procedimentos de preparo do corpo para o enterro foram seguidos de acordo com o Protocolo de “Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus COVID-19” do Ministério da Saúde, onde descreve os cuidados e procedimentos que a equipe de saúde do hospital DEVE proceder mediante a um óbito de caso SUSPEITO ou CONFIRMADO de COVID-19.

No dia 07/07/2020, o laboratório emitiu o laudo do exame com resultado NEGATIVO, e assim o óbito foi DESCARTADO para COVID-19.

Esclarecendo assim à população, que todos os procedimentos da Equipe de Saúde do Hospital e Secretaria Municipal de Saúde, diante deste caso, foram realizados seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Ademar Mantovani

O texto é da Rádio Interativa FM.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile