AMP

Perto do Dia Mundial da Diabete, campanhas oferecem testes gratuitos em São Paulo

É nesse mês do ano que diversas entidades e empresas se unem para alertar a população com ações que facilitam o diagnóstico precoce....

Publicado em

Por Agência Estado

O Dia Mundial da Diabete é lembrado anualmente em 14 de novembro, data de nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre a doença, falar dos cuidados com a saúde e da importância da prevenção.

É nesse mês do ano que diversas entidades e empresas se unem para alertar a população com ações que facilitam o diagnóstico precoce.

Uma delas é realizada pela ADJ Diabetes Brasil, que entre os dias 11 e 13 de novembro oferece testes gratuitos de glicemia no mezanino C da estação República do Metrô. A iniciativa ocorre das 10 horas às 17 horas.

As pessoas que apresentarem resultados alterados da glicemia, acima de 99mg/DL em jejum e acima de 140mg/DL duas horas após refeição ou aleatoriamente, serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e receberão informações básicas sobre a diabete a fim de que procurem um serviço de saúde.

Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 7,7% da população adulta brasileira foi diagnosticada com diabete em 2018, um aumento de 40% em relação a 2006.

As mulheres são as que mais recebem o diagnóstico, com 8,1%, em relação aos homens, com 7,1%. A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 13 milhões de brasileiros convivam com a doença.

Nesta mesma ação da ADJ, haverá também um desfile de pessoas com diabete tipo 1 ou 2, de várias faixas etárias, no dia 13, entre 11 horas e 13 horas. A proposta é de Fabiana Couto, fundadora do movimento Divabética, que tem o intuito de mostrar à sociedade que pessoas com a enfermidade, que realizam o tratamento adequado, têm uma vida normal, autônoma, independente e podem ser felizes. Mais informações podem ser acessadas no site da ADJ.

Outra iniciativa para a data é da Associação Nacional de Atenção ao Diabético (Anad), que vai oferecer exames gratuitos de glicemia, colesterol, aferição de pressão arterial, avaliação dos olhos, dos pés e da boca, medição do índice de massa corpórea (IMC) e análise nutricional na sede da instituição, em São Paulo. A ação ocorre nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 9 horas às 16 horas, na Rua Eça de Queiroz, 198, na Vila Mariana.

A Anad prevê que cerca de duas mil pessoas sejam atendidas durante os dias da campanha, que começou a sexta-feira, 8.

A iniciativa é apoiada pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e conta com patrocínio da Bayer.

Como prevenir diabete

Médicos são unânimes: a melhor forma de prevenir a diabete e outras doenças é a prática de hábitos saudáveis. Isso inclui comer, diariamente, verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; evitar fumar e o excesso de bebida alcoólica, praticar atividades físicas (pelo menos 30 minutos todos os dias) e manter o peso controlado.

A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabete.

Outros fatores que podem levar à doença e a que se deve ficar atento é pressão arterial alta, colesterol alto, doenças renais crônicas, síndrome de ovários policísticos (entenda mais aqui) e apneia do sono.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile