
Você já tomou xarope de cocô branco de cachorro?
Vereador Policial Madril defende respeito a símbolos religiosos e relembra cura popular para bronquite...

Publicado em
Por Silmara Santos
Mais acessadas agora

O Vereador Policial Madril (Progressistas) durante as votações sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 12 de 2025, que busca reconhecer a cruz e o crucifixo como objetos de arte sacra e autoriza sua fixação, colocação ou realocação em órgãos, espaços ou repartições públicas, fez uma declaração peculiar. O vereador recorreu a uma memória de infância sobre um “remédio” de conhecimento popular usado para curar bronquite: o chá de cocô branco de cachorro.
“Quando a gente era criança, eu já fui encaminhado para médico, desenganado, e quantas vezes hoje a gente fica reparando que antigamente, quem é da minha idade, um pouco mais novo, qual que era o remédio para bronquite, que as pessoas ficavam procurando um cocô branco de cachorro para fazer um xarope, e as pessoas tomavam, e acreditavam e saravam”, disse o vereador.
Madril utilizou essa reminiscência para discutir sobre a fé e as crenças e simbologias que permeiam os ritos religiosos, traçando um paralelo com os crucifixos.
“Então, são tantas coisas que é a crença, a fé, que move as coisas. Então, quando a gente faz esse projeto, a gente vota, quando fala da cruz, mas eu entendo que quando fala da cruz, fala de todos os símbolos religiosos, que cada um acredita, e a gente tem que respeitar. Antigamente, a gente sabe que, há uns 20 anos atrás, o católico falava do evangélico e assim por diante, e hoje a gente sabe que o pastor, o padre, tem a harmonia. Eu mesmo, quando sou convidado, eu vou na igreja evangélica e a gente vai em todas as religiões que a gente respeita, mas eu sou católico, e como muitos daqui”.
O Vereador terminou sua fala dizendo que esse projeto é muito importante e que é necessário respeitar a religião de todo mundo: “enquanto as pessoas estão em religião, a pessoa não está fazendo coisa ruim”, concluiu Madril.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou