AMP
Foto: Alep

Assembleia Legislativa do Paraná debate adulteração de combustíveis e falta de água

Sobre a precificação dos combustíveis, Claudia Silvano, chefe do Procon/PR, esclareceu que o órgão não pode intervir diretamente, respeitando o princípio da livre iniciativa. No entanto,...

Publicado em

Por Silmara Santos

Foto: Alep

A Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa do Paraná e Assuntos Municipais se reuniu na última segunda-feira (31) para debater dois assuntos críticos: a disparidade de preços dos combustíveis no estado e os problemas de abastecimento de água, especialmente em Ponta Grossa. O encontro foi presidido pelo deputado Marcelo Rangel (PSD).

Sobre a precificação dos combustíveis, Claudia Silvano, chefe do Procon/PR, esclareceu que o órgão não pode intervir diretamente, respeitando o princípio da livre iniciativa. No entanto, a fiscalização pode ocorrer em relação à composição do produto e à informação sobre a diferença entre etanol e gasolina.

Paulo Fernandes, representante da Paranapetro, explicou as principais adulterações e desvios de conduta no setor de combustíveis. Ele destacou que cerca de 35% do etanol vendido no Paraná é adquirido sem nota fiscal, o que impacta diretamente o preço final do produto. Fernandes também mencionou a prática ilegal de adulteração de combustíveis, que prejudica os empresários que operam de maneira correta.

Rangel prometeu trabalhar na elaboração de uma nova legislação, mais atualizada em relação às penalidades, e buscar soluções para intensificar a fiscalização.

Em relação ao desabastecimento de água em Ponta Grossa, o diretor da Sanepar, Fernando Guedes, explicou os problemas enfrentados e as soluções adotadas. Ele mencionou também as obras em andamento que aumentarão em 30% a captação de água na região.

A reunião também trouxe à tona dados alarmantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que indicam que o crime organizado lucrou R$ 61,5 bilhões com a venda de combustíveis adulterados em 2024. Diante dessas informações, o deputado estadual Tito Barichello (União) anunciou que pedirá a abertura de uma CPI para aprofundar as investigações.

Com informações da Alep.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X