EUA citam China aquém de compromissos em relatório anual de barreiras comerciais a exportações

Em relação à China, o departamento constata que dados comerciais oficiais parecem mostrar que o país ficou muito aquém do implementando seus compromissos de compra de...

Publicado em

Por Agência Estado

A Representação de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) divulgou, nesta segunda-feira, 31, um raio X anual no qual detalha as barreiras ao comércio exterior enfrentadas pelos exportadores americanos e os esforços do departamento para reduzir esses empecilhos. Ainda que protocolar, o relatório é apresentado às vésperas do aguardado anúncio de tarifas recíprocas pelo presidente Donald Trump.

Em relação à China, o departamento constata que dados comerciais oficiais parecem mostrar que o país ficou muito aquém do implementando seus compromissos de compra de bens e serviços dos EUA.

O documento faz referência ao Acordo da Fase Um, assinado em janeiro de 2020. Este acordo incluiu compromissos da China de melhorar o acesso dos EUA ao mercado nos setores da agricultura e dos serviços financeiros, abster-se de políticas e práticas problemáticas relacionadas à propriedade intelectual (PI) e transferência de tecnologia, e aumentar suas compras de certos bens e serviços dos EUA.

“Embora a China tenha seguido em frente na implementação de algumas disposições do Acordo da Fase Um, não implementou ainda alguns dos compromissos mais importantes”, observa o documento. “No que diz respeito ao comércio agrícola, por exemplo, o Acordo da Fase Um aborda muitas barreiras não tarifárias e expandiu o acesso ao mercado para uma variedade das exportações de alimentos, agricultura e frutos do mar dos EUA”, destaca o relatório. Em particular, a China implementou medidas significativas de reformas em alguns subsetores agrícolas, como produtos de carne e aves, e no registro de instalações.

“No entanto, a China ainda não implementou alguns dos seus compromissos agrícolas mais significativos, tais como compromissos em matéria de biotecnologia agrícola e o compromisso de realizar uma avaliação de risco relativa a o uso de ractopamina em bovinos e suínos”, segundo o documento.

“Atualmente, as sérias preocupações constantes com a situação da China os esforços de implementação também persistem em outras áreas abrangidas pelo acordo, incluindo propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

“Nenhum presidente americano na história moderna reconheceu as barreiras comerciais externas abrangentes e prejudiciais que os exportadores americanos enfrentam mais do que o presidente Trump”, disse o líder do USTR, Jamieson Greer, em comunicado. “Sob sua liderança, esta administração está trabalhando diligentemente para abordar essas práticas injustas e não recíprocas, ajudando a restaurar a justiça e a colocar as empresas e os trabalhadores americanos esforçados em primeiro lugar no mercado global.”

Além da China, o relatório discute os maiores mercados de exportação para os Estados Unidos, abrangendo outros 59 parceiros comerciais.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X