AMP

MP cria banco de documentos relacionados à gestão da pandemia

Com o Data Covid-19 é possível, por exemplo, localizar documentos por área de atuação institucional...

Publicado em

Por Mariana Lioto

O Ministério Público do Paraná (MPPR) lançou nesta semana o Data Covid-19, banco de dados que reúne documentos diversos relacionados à pandemia do novo coronavírus. O material, procedente de várias fontes, está disponível para consulta dos integrantes do MPPR e também para a população, com acesso aberto no site da instituição. Atualizada de forma constante, a ferramenta já soma 1.580 publicações.

Com o Data Covid-19 é possível, por exemplo, localizar documentos por área de atuação institucional: informes epidemiológicos e normas sanitárias para ações relacionadas à saúde; notas técnicas sobre a gestão de estabelecimentos de ensino, para medidas relacionadas a educação; ou indicações sobre a aplicação da lei de licitações no contexto da pandemia, na esfera do patrimônio público. A pesquisa inclui busca por abrangência – federal, estadual ou municipal -, e ainda por data de lançamento.

“A ferramenta possibilita que a instituição e a sociedade paranaense consultem, de forma ágil e simplificada, um vasto acervo de documentos produzidos no período da pandemia. A maior rapidez no fluxo de dados e informações contribui para a fiscalização adequada dos atos administrativos e, ainda, poderá subsidiar a tomada de decisões pelo poder público”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Construção colaborativa

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, conta que a ideia com o Data Covid-19 foi facilitar as buscas para trabalhos produzidos no contexto da pandemia, reunindo, em um mesmo espaço, material variado sobre o tema. “Procuramos, desse modo, instrumentalizar a atuação dos integrantes do Ministério Público, que encontram nessa ferramenta subsídios para potencializar a atuação institucional. Servirá de auxílio também a pesquisadores e mesmo profissionais de áreas externas à Jurídica, mas que têm atuado com o coronavírus”, diz. “O sistema ainda pode ser utilizado de forma ampla pela comunidade, para fiscalizar ações relacionadas à pandemia desenvolvidas nos municípios”.

Ferramenta colaborativa

O Data Covid-19 pode ainda ser “alimentado” com informações fornecidas pela população, que indica em um formulário simples, na mesma página do banco de dados, materiais a serem incluídos para consulta. “Buscamos desenvolver um sistema de pesquisa simples e com possibilidades de filtros que facilitem o trabalho dos usuários e também uma ferramenta colaborativa”, afirma a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Subplan, Denise Ratmann Arruda Colin. Ela conta que, além da facilidade de navegação e de espaço para contribuições externas, o banco de dados traz um diferencial importante: todo conteúdo pode ser acessado integralmente na fonte original de publicação. “Isso auxilia bastante no trabalho com peças processuais”, diz.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile