CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Lições de má gestão

Lições de má gestão

Um estudo minucioso realizado por uma consultoria especializada a pedido da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) acaba de confirmar o que já...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Lições de má gestão

Boa parte das medidas do pacote de reformas encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional vai combater velhas doenças que, ao lado da corrupção, encabeçam a lista das principais causas da crônica escassez de recursos que afeta os serviços públicos essenciais e trava o crescimento do país: inchaço de funcionários, desperdício de dinheiro e baixa produtividade da máquina administrativa na União, nos estados e municípios.

Exemplos dessa sangria estão por todos os lados.

Um estudo minucioso realizado por uma consultoria especializada a pedido da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) acaba de confirmar o que já se suspeitava: as universidades públicas mantidas pelo governo do estado gastam mais e são menos eficientes do que as instituições particulares.

Alguns dados reveladores fornecidos pelo levantamento: na rede pública, o número de alunos matriculados atendidos por campus é quatro vezes menor que a quantidade de alunos atendidos na rede privada; nas universidades públicas um docente atende 9 alunos, nas particulares atende 17.

Quanto aos custos, a pesquisa mostra que o valor destinado por aluno da graduação em 2017, na rede pública, foi 67% superior ao pago por um aluno na rede privada.

A rede pública compromete da folha com pessoal (docentes mais técnicos administrativos) um total de 43% a mais que a rede privada.

Em outra comparação, um professor da rede pública possui praticamente o mesmo custo da rede privada, mas atende metade do número de alunos.

O dossiê foi entregue pessoalmente pelo presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, que deve usar as informações para embasar iniciativas já em andamento destinadas a corrigir as distorções.

Já passou da hora de enquadrar as perdulárias e nada transparentes universidades estaduais do Paraná.

(Leia outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais