Ao lado de Tarcísio, Bolsonaro diz que não pretende indicar um sucessor

Segundo Bolsonaro, a estratégia depende de ele não ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe até o início do processo...

Publicado em

Por Agência Estado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 24, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não pretende indicar um sucessor e só passará o “bastão” depois de morto. Ele disse ainda que, mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode registrar sua candidatura a presidente na eleição de 2026 e deixar que a Justiça Eleitoral defina se ele pode ou não se candidatar.

Segundo Bolsonaro, a estratégia depende de ele não ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe até o início do processo eleitoral em agosto do próximo ano. A Primeira Turma do STF decide nesta terça-feira, 25, se aceita a denúncia contra o ex-presidente. A tendência é que o julgamento que decidirá se Bolsonaro é culpado ou não seja concluído ainda em 2025.

“Eu só passo o bastão, já falei, Tarcísio, depois de morto. Você sabe disso”, disse Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. O governador de São Paulo é apontado por aliados do ex-presidente como o nome mais competitivo na ausência de Bolsonaro para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Tarcísio, porém, diz que será candidato à reeleição como governador.

Bolsonaro reclamou da velocidade com que a denúncia da tentativa de golpe tramita no STF. A Procuradoria-Geral da República denunciou o ex-presidente e outras 33 pessoas em 18 de fevereiro. “O certo é eu não ser julgado até a eleição de 2026 e respeitar os prazos, aos 48 minutos do segundo tempo eu entro com meu registro de candidatura e o TSE em duas semanas decide”, disse Bolsonaro.

Tanto ele como Tarcísio negaram que a presença conjunta no podcast signifique que o ex-presidente escolheu o governador como seu herdeiro político. O chefe do Executivo paulista disse que as pessoas interpretam errado sua “proximidade” e “apoio” e que ele estará junto de Bolsonaro “independente de qualquer interesse”.

“A gente vai estar junto com Bolsonaro até debaixo dágua. Meu papel é ajudar o presidente até o fim e ajudar o grupo aqui em São Paulo. Não tem passagem de bastão coisa nenhuma. Meu candidato a presidente da República é Jair Bolsonaro e eu sou candidato à reeleição em São Paulo”, declarou Tarcísio.

Na entrevista, Bolsonaro voltou a afirmar que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será candidato ao Senado por São Paulo – ele também é cotado como candidato a presidente se o pai continuar inelegível – e que a segunda vaga de senador será escolhida por Tarcísio.

O governador desconversou sobre quem será o indicado e disse que é preciso analisar a viabilidade dos postulantes. Apesar disso, a articulação mais avançada é o lançamento do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP), como candidato.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X