Proposta do governo não visa taxar dividendos, mas sim a alta renda, diz Durigan

“Essa proposta não se confunde com tributação de dividendo”, disse o secretário, em entrevista ao programa “Poder em Pauta”, da Carta Capital. “Eu vou tributar o...

Publicado em

Por Agência Estado

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta sexta-feira, 21, que a proposta de tributação de “super-ricos” desenhada pelo governo não visa a taxar os dividendos, mas sim a alta renda. A tributação de dividendos só vai acontecer quando eles fizerem parte da renda de milionários, afirmou.

“Essa proposta não se confunde com tributação de dividendo”, disse o secretário, em entrevista ao programa “Poder em Pauta”, da Carta Capital. “Eu vou tributar o dividendo porque ele compõe a alta renda de um milionário, e vou tributar o mínimo do conjunto do que esse milionário recebe.”

E acrescentou: “O dividendo para a classe trabalhadora, para a classe média, para quem está aprendendo a aplicar, vai seguir isento.”

Durigan explicou que os tributos sobre os dividendos vão ser retidos na fonte pelas empresas que pagam os valores. Se uma companhia paga um dividendo superior a R$ 50 mil para alguém que está no Brasil, terá de recolher 10% do valor para a Receita Federal na fonte, ele disse.

“Quando o dividendo é pago para o exterior, e aí não importa se é para pessoa física, pessoa jurídica, e também não importa o valor, tem que ter uma tributação de 10% na fonte, sob pena de todo mundo sair para fora do Brasil e querer receber dividendo lá”, explicou o secretário.

Com a cobrança diretamente na fonte, a Receita vai acabar devolvendo parte desse crédito aos contribuintes na declaração anual do Imposto de Renda se a alíquota efetiva sobre o rendimento desses “super-ricos” ficar acima de 10%, ele disse.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X