Exposições ganham experiência virtual

Mesmo quando as viagens voltarem a acontecer e o prazer de visitar pessoalmente for possível, quem poderia realizar visitas a museus no mesmo dia entre Itália,...

Publicado em

Por Agência Estado

Com restrições temporárias impostas a viagens, devido ao cenário da pandemia mundial, a tecnologia se torna a maior ferramenta para que o conteúdo de arte e moda das exposições seja acessível ao público. Graças a um movimento de digitalização dos acervos, que se intensificou durante a quarentena, conhecer a coleção de grandes museus internacionais se torna possível com as exposições virtuais.

Mesmo quando as viagens voltarem a acontecer e o prazer de visitar pessoalmente for possível, quem poderia realizar visitas a museus no mesmo dia entre Itália, França, Londres e Austrália para não perder nenhuma exposição? O mundo virtual nos presenteia com inúmeras e acessíveis possibilidades.

Podemos começar com o trabalho do designer de sapatos Christian Louboutin, em cartaz na mostra L’Exhibition, no Palais de la Porte Dorée, em Paris. A mostra abrange o universo de referências de Louboutin e seus processos criativos, além de colocar em destaque alguns dos grandes tesouros do acervo da marca. Programada para ficar aberta ao público para visitas físicas até o dia 3 de janeiro de 2021, a exposição conta com um interessante tour virtual criado especialmente para ela, que nos permite explorar os diferentes temas abordados nas salas e descobrir um pouco mais sobre o universo do shoemaker francês, que cria peças com ares surrealistas. Os visitantes ainda conseguem ouvir a voz de Christian Louboutin em algumas salas contando sua história em uma experiência imersiva e tocante. Para quem é apaixonada pelas famosas solas vermelhas, o programa é imperdível.

A visita virtual pelos museus do mundo ultrapassa inclusive os limites de tempo dos eventos físicos. Com a plataforma Google Arts & Culture é possível andar pelos corredores de mostras que foram fechadas há anos, em imagens eternizadas no mundo digital. Um exemplo de exposição de moda que vale a visita é Visions of Fashion, de 2016, realizada no icônico Palazzo Pitti de Florença, na Itália. A exposição, agora digitalizada, mescla arte e arquitetura clássicas do palácio fiorentino com fotografias contemporâneas clicadas pelo estilista Karl Lagerfeld (1993-2019). Da Itália, é possível “voar” para Londres e visitar The Vulgar: Fashion Redefined, que esteve aberta entre 2016 e 2017, no Barbican Centre, e também está disponível para visitas virtuais na plataforma do Google, uma mostra que explora como a moda questiona e muitas vezes ultrapassa o limite do bom gosto.

Além do eixo europeu, os amantes de moda podem incluir no roteiro uma visita às exposições do NGV Melbourne. O museu australiano organizou uma série de tours virtuais por suas exibições. Uma delas é Collecting Comme, que reúne peças da estilista japonesa Rei Kawakubo para a sua Comme des Garçons. Tecnologia, usada a favor da moda, da arte e da cultura.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile