CGN
AMP
Com apoio do Viaje Paraná, Festival de Curitiba atrai viajantes, técnicos e fomenta o turismo estadualFoto: Lina Sumizono

Com início em 24 de março, Festival de Curitiba deve atrair mais de 200 mil pessoas

Além dos visitantes e plateia de fora, o evento traz também muitos profissionais e técnicos nacionais e internacionais, que chegam à Capital para trabalhar em cerca......

Publicado em

Por CGN

AMP
Com apoio do Viaje Paraná, Festival de Curitiba atrai viajantes, técnicos e fomenta o turismo estadualFoto: Lina Sumizono

O 33º Festival de Curitiba, evento cultural consolidado no Paraná, espera atrair grande público – interno e externo – e movimentar os setores de turismo e serviços. A programação acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril, com apoio pela primeira vez na história do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. Para a programação, são esperadas mais de 200 mil pessoas.

Além dos visitantes e plateia de fora, o evento traz também muitos profissionais e técnicos nacionais e internacionais, que chegam à Capital para trabalhar em cerca de 350 espetáculos, em 70 espaços da Capital e Região Metropolitana. O movimento impacta o turismo paranaense, uma vez que os profissionais entram em contato com os serviços ligado ao setor.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que o movimento, tanto de espectadores quanto trabalhadores da área, é benéfico ao Estado. “Precisamos entender que o setor é amplo, porque o turista é aquele que viaja a lazer ou em busca de cultura, mas também pode ser alguém que está trabalhando em um destino”, diz.

Conforme a direção do Festival, mais de 1,8 mil artistas, técnicos e profissionais da cultura devem participar do evento – direta e indiretamente – no período. Outro detalhe é que cerca de 600 desses profissionais são de fora da Capital, com diárias e passagens subsidiadas pelo Festival, para atuação em diversas frentes da ampla programação cultural.

“Ou seja, esses mais de 600 profissionais da cultura que chegam à Curitiba a trabalho também são importantes, porque eles acabam se hospedando em hotéis, frequentando restaurantes e, quando possível, visitam um ou outro ponto turístico. Isso faz a economia turística girar, colabora para a geração de empregos e movimenta toda uma cadeia produtiva que envolve o setor”, explica Irapuan Cortes.

OUTROS ESTADOS E PAÍSES – Dentro do festival acontece também a mostra Fringe. Com parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos, serão ocupados teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com aproximadamente 280 espetáculos, produzidos por artistas e técnicos de pelo menos 11 estados do Brasil, o Distrito Federal e outros quatro países.

Os participantes são do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e de outros países, como Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos.

Fabiula Passini, diretora do Festival, ressalta sua felicidade em ver que a agenda cultural fomenta também o turismo paranaense. “A programação atrai muitos turistas apaixonados pelo teatro. Conhecemos pessoas de outros estados que tiram férias justamente na época do evento para acompanhar as apresentações, além de programadores e curadores que estão aqui especialmente para o Festival. Recebemos uma quantidade muito grande de artistas durante esse período, o que beneficia os comércios, hotéis, restaurantes, bares e pontos turísticos da cidade”, afirma.

IMPACTO – Projeções feitas pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos (SINDIPROM-PR) e Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares (Feturismo) – entidades filiadas à Confederação Nacional do Turismo (CNC) – apontam que o movimento do Festival de Curitiba deve ser muito benéfico ao setor.

“Em 2024, estimávamos uma movimentação superior a R$ 20 milhões, e os resultados superaram as expectativas. Para 2025, com o suporte e a soma de atrações simultâneas ao longo de 15 dias, incluindo o Festival como carro-chefe e eventos paralelos, projetamos um crescimento de 50%, alcançando cerca de R$ 50 milhões em apenas duas semanas. Esse impacto beneficia diretamente a cadeia do turismo e serviços, além de aumentar a arrecadação de ISS e outros tributos para o poder público”, afirma Fábio Aguayo, presidente da Abrabar.

ECONOMIA CRIATIVA – Não é de hoje que o Festival de Curitiba tem noção e adota ações que fomentem a economia criativa, fomentando a economia paranaense. Na edição de 2024 houve grande movimentação direta e indireta na economia da cidade, com aproximadamente 2 mil trabalhadores da cultura beneficiados com a contratação para trabalhar no evento.

Na última edição também foi realizada a Rodada de Conexões, promovendo o encontro entre curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe. O encontro promoveu 480 oportunidades de negócios para companhias de teatro, o agendamento de mais de 50% de reuniões futuras entre os participantes e a expectativa real de gerar faturamento de R$ 10 milhões a R$ 11 milhões em novos negócios.

PROMOÇÃO – Na 33ª edição do Festival de Curitiba, o Viaje Paraná vai contar com espaços de promoção e divulgação do turismo estadual, um deles localizado no Teatro Guaíra, parte do circuito principal, enquanto outros dois espaços estarão disponíveis em eventos paralelos que fazem parte da programação do festival. O estande estará presente no Risorama – evento em formato de comedy club com os maiores nomes do humor do País – e no Gastronomix, que une música instrumental, artes cênicas e gastronomia.

O órgão também consta na revista oficial do evento, que compila as principais informações e a programação completa. Em uma página exclusiva dedicada ao turismo do Paraná, os leitores e participantes do festival são convidados a conhecer os arredores de Curitiba, apostando em atrativos inesquecíveis, como o trem que desce a Serra do Mar, o Parque Histórico de Carambeí (Campos Gerais) e demais opções. Saiba mais AQUI.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Com apoio do Estado, 480 agentes de viagens de todo o País conhecem rotas do Paraná
Expresso de Páscoa do Trem Caiçara: Morretes e Antonina terão turismo temático em abril
"Vale Tudo": nova novela tem Foz do Iguaçu como cenário e já vira tema de workshop
Estado abre espaço para pratos típicos, chefs e degustação na Expo Turismo Paraná
Programas estaduais de fomento ao turismo podem promover rota religiosa em Dois Vizinhos
Mais 350 agentes de viagens são impactados com potenciais do Paraná em Foz do Iguaçu
Turismo em São Paulo deverá gerar R$ 340 bilhões neste ano
Gestores municipais podem conhecer ações do Estado na 29ª Expo Turismo Paraná
150 agentes de viagens participam de convenção de operadora em Foz do Iguaçu
Cristo Redentor é o atrativo mais procurado no exterior em 2024
Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025
Estado mostra resultados, ações e conquistas do turismo a empresários de Foz do Iguaçu
Booking elenca os cinco destinos mais acolhedores do Paraná; confira a lista
Expo Turismo Paraná vai divulgar atrativos do Estado em março para 5,3 mil pessoas
2,5 mil pessoas já participaram do programa Paraná + Viagem, que beneficia maioria idosa
Carnaval de 2025 teve recordes para bares, restaurantes e hotéis do RJ
Escritório regional da ONU Turismo inicia atividades no Rio de Janeiro
Carnaval movimentou R$ 6,5 bilhões no estado do Rio de Janeiro
Sobre rodas: parte do Rally Transparaná, Expedição Peabiru atravessa o Estado
Brasil recebeu quase 1,5 milhão de turistas internacionais em janeiro

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN