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Após aulas de Robótica, alunos de escola indígena encontram solução sustentável com bambuFoto: Mauro Rafael Silva

Após aulas de Robótica, alunos de escola indígena encontram solução sustentável com bambu

Inspirado nos aquecedores solares instalados nos telhados, o projeto canaliza a água através do bambu, aquecendo-a com energia solar, enquanto um sistema de filtragem com camadas......

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Após aulas de Robótica, alunos de escola indígena encontram solução sustentável com bambuFoto: Mauro Rafael Silva

Um grupo de alunos do Colégio Estadual Rural Indígena Rio das Cobras, na comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado, desenvolveu um projeto de aquecimento e filtragem de água que utiliza o bambu, uma matéria-prima renovável e abundante na região, com excelentes propriedades térmicas e estruturais. O trabalho é desenvolvido sob a supervisão do professor Mauro Rafael Silva, de Robótica – Primeiros Passos.

Inspirado nos aquecedores solares instalados nos telhados, o projeto canaliza a água através do bambu, aquecendo-a com energia solar, enquanto um sistema de filtragem com camadas de areia grossa, areia fina, carvão e algodão remove impurezas e torna a água potável. “O objetivo do projeto é não somente garantir acesso à água quente e potável, mas também promover o uso sustentável dos recursos hídricos locais”, diz o professor.

A ideia foi concebida a partir das aulas de Robótica e Desenvolvimento Computacional implementadas na rede estadual do Paraná a partir de 2019. Elas permitiram aos estudantes adquirirem conhecimento para desenvolver boas práticas associadas ao uso de materiais da natureza para contribuir com suas comunidades.

“Depois que fizemos testes rigorosos, o projeto demonstrou ser uma solução prática, de baixo impacto ambiental e com potencial para trazer benefícios permanentes à comunidade, reforçando nossa preocupação com o meio ambiente e incentivando o uso responsável dos recursos que temos em grande quantidade”, explica Silva. Ele também lembrou que o projeto instalou sensores de nível de água e temperatura, que ajudam a monitorar, em tempo real, o sistema da Aldeia Rio das Cobras.

O bambu foi escolhido por ser uma matéria-prima abundante na região Centro-Sul, e identificado como alternativa promissora para a construção de um sistema de aquecimento de água, dadas as suas excelentes propriedades térmicas, além de ser renovável e de rápido crescimento. “Para a gente monitorar o aquecimento, usamos os sensores de nível de água para medir a quantidade disponível, e sensores de temperatura para o controle do aquecimento”, afirma Ana Caroline Kafej Bernardo, uma das autoras do projeto. 

“Foi com base em observações da comunidade que identificamos o bambu como uma matéria-prima ideal para soluções de aquecimento e filtragem de água”, acrescenta a colega de projeto, Tuani Gavygso Dias. 

E foi necessário realizar uma série de testes para fazer o projeto dar certo. Além dos sensores, o grupo usou placa de prototipagem, leds, resistores, jumpers, canos e garrafas pet. Com os testes, foi possível observar a eficiência do sistema da filtragem em diferentes climas com o intuito de não solucionar apenas as necessidades imediatas, mas também promover sustentabilidade e uso eficiente dos recursos naturais, com materiais acessíveis para desenvolver soluções com impacto positivo e duradouro. 

Enquanto o projeto ainda não é implantado de maneira efetiva, estudantes e professor trabalham em conjunto para aprimorá-lo. Eles buscam ainda criar novas formas de integrar os recursos naturais da floresta com as habilidades tecnológicas adquiridas nas aulas de Robótica, visando sempre aliar preservação e inovação. “O apoio técnico do professor Mauro Rafael durante as aulas de Robótica, fortalecendo a base prática do projeto, foi fundamental”, reforça outra aluna do grupo, Samara Fingre Lourenço.

EDUCAÇÃO CONECTADA – Do ensino regular nos grandes e pequenos municípios até as escolas de Educação Integral, Educação Profissional, Educação Especial, Colégios Agrícolas, Colégios Florestais, Escolas do Campo, Escolas Quilombolas e Indígenas, a rede estadual de educação do Paraná tem conectividade em 100% das instituições, o que permite o avanço de projetos com Robótica.

“Todas as nossas escolas contam com acesso à internet, sendo que em 84% delas essa conexão ocorre por meio de fibra ótica e em 16% por satélite. É um investimento grande do Governo para manter os nossos alunos sempre atualizados e com oportunidades de desenvolverem trabalhos inovadores como este, que é um misto de inovação e sustentabilidade”, enfatiza o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.  

As salas de aula da rede estadual paranaense também são equipadas com Kits Multimídia, os chamados Educatrons (aparelhos de TV de 43 polegadas; webcams, computadores e pedestais); notebooks e tablets, que são auxiliares não apenas nos componentes da área, mas em todos os conteúdos que envolvem a tecnologia e a inovação.

Fonte: AEN

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