CGN
AMP
MCAA | Departamento dos Espelhos: conheça João Miguel Santana, o novo residente da Academia Alfredo AndersenFoto: Kraw Penas/SEEC

Jomi, novo residente da Academia Alfredo Andersen, cria Departamento dos Espelhos

Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do Museu têm a possibilidade de visitar......

Publicado em

Por CGN

AMP
MCAA | Departamento dos Espelhos: conheça João Miguel Santana, o novo residente da Academia Alfredo AndersenFoto: Kraw Penas/SEEC

Nesta semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a fazer um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários.

Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do Museu têm a possibilidade de visitar o ateliê para falar com o artista e saber mais sobre seu processo de criação. As visitas ao residente estão abertas de terça a sexta, no período da manhã das 9 às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h.

Natural de Cornélio Procópio, Norte do Estado, João Miguel afirma que sua pesquisa busca desmistificar espaços culturais como os museus. “Antes sentia uma barreira social invisível ao entrar nos museus, como se estes espaços não fossem feitos para pessoas como eu”, afirma o artista.

Utilizando metodologias da crítica cultural, a pesquisa do artista considera o museu como produtor de identidades e, por meio de entrevistas com diferentes profissionais que trabalham no espaço, a criação artística se dará em duas ações paralelas: a criação de um documentário de cinco minutos com relatos gravados dos profissionais do MCAA e investigação dos espelhos no acervo do Museu, produzindo pinturas de reflexos vazios.

Ao final de sua residência, a partir das produções de multimídias criadas, João montará um protótipo de seu próprio museu, um museu fictício. A inspiração partiu do trabalho do artista belga Marcel Broodthaers, que inaugurou o primeiro museu de arte contemporânea de Bruxelas, intitulado “Museu de Arte Contemporânea Departamento das Águias”, em sua própria casa em 1968. João por sua vez inaugura o “Museu de Arte Contemporânea Departamento dos Espelhos” de uma forma itinerante e conceitual, pois o museu não possui um espaço físico.

Apesar de não existir fisicamente, o MAC Departamento de Espelhos possui conselheiros, autorização para o uso do nome e João assina documentos institucionalmente. A partir de cartas públicas, divulgadas nas redes sociais de João, o artista cria a divulgação do museu.

“Pretendo com essa residência estabelecer um diálogo reflexivo junto ao MCAA sobre questões contemporâneas acerca das instituições de arte na cidade de Curitiba”, explica o artista. A montagem do museu de João no MCAA concretiza a materialização do conceito criado pelo artista.

Para além da residência, a ligação do artista com o MCAA começou em 2024, quando João começou o curso de pintura na Academia Alfredo Andersen. “Eu fiquei apaixonado pelo Andersen. O ateliê, a formação gratuita, e outras ações daqui são muito importantes para o campo da arte. É uma honra participar deste espaço”, diz.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.

Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Orquestra Sinfônica volta ao MON no sábado para concerto com clássico de Mozart
Cinema no Museu terá início dia 5, em São Paulo
MON realiza primeiro encontro do ano para educadores com o tema Arquitetura
Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada 2025 celebrando os 150 anos de Maurice Ravel
Museu Paranaense apresenta peça-instalação “O COVEIRO” no Festival de Curitiba
Miniauditório do Teatro Guaíra recebe a peça "Make Morte Pop Again" nesta semana
Miniauditório do Guaíra recebe a peça "Make Morte Pop Again" nesta semana
Peças milenares, Andy Warhol, Tarsila do Amaral; conheça as raridades do acervo do MON
De "Harry Potter" a "Star Wars": Cordas do Iguaçu apresenta clássicos do cinema no Guairão
Volta da Orquestra, Bakun no MON, Ney Matogrosso e "Lenda das Cataratas" agitam a agenda cultural
Guaíra recebe “Historieta”, obra com bonecos e mímica com Tim Burton como inspiração
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná faz homenagem aos 150 anos de Ravel
Na França, Paraná alinha concepção da parceria com o Pompidou para Foz do Iguaçu
Margareth diz ser “inaceitável” punição por uso de Iorubá no carnaval
Visitas guiadas, mediações e homenagens: agenda cultural da semana celebra o Dia da Mulher
"Oscar de Curitiba": MIS-PR contribui para resgate da memória e produção de filmes
Novas exposições marcam a agenda cultural na semana do Carnaval no Paraná
Orquestra Sinfônica do Paraná lota vão-livre do MON em concerto comemorativo gratuito
Escola de Dança Teatro Guaíra divulga lista de aprovados para turma de 2025
Shows sertanejos, novos livros, bonecos no Guaíra e oficinas embalam a agenda cultural

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN