CGN
AMP
Paraná é o 2º estado com maior proporção de jovens matriculados no ensino superiorFoto: Domitila Gonzales/UEPG

Paraná é o 2º estado com maior proporção de jovens matriculados no ensino superior

O anuário compila uma série de dados referentes a 2023, como o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e......

Publicado em

Por CGN

AMP
Paraná é o 2º estado com maior proporção de jovens matriculados no ensino superiorFoto: Domitila Gonzales/UEPG

Com 26,7% dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior, o Paraná é a segunda Unidade da Federação do Brasil com mais estudantes matriculados em cursos superiores. O Estado fica atrás apenas do Distrito Federal, que tem 34% dos jovens matriculados em faculdades ou universidades. Os dados são do Mapa do Ensino Superior do Brasil e foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Semesp.

O anuário compila uma série de dados referentes a 2023, como o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atrás do Paraná e do Distrito Federal, apenas nove estados estão acima da média nacional, de 19,9%: Santa Catarina (25,8%), Mato Grosso do Sul (25%), Tocantins (23,1%), Paraíba (22,6%), São Paulo (22,5%), Rio Grande do Sul (22,4%), Rio de Janeiro (22,3%), Mato Grosso (21,5%) e Minas Gerais (20,2%).

CENÁRIO – Em números absolutos, o Paraná tem 316.662 alunos entre 18 e 24 anos matriculados no Ensino Superior, segundo o estudo. Ao todo, considerando todas as idades, são 687.854 estudantes em cursos superiores. O número faz do Paraná o Estado da região Sul com maior número de alunos matriculados. Rio Grande do Sul tem 588.214 estudantes e Santa Catarina tem 462.790.

De acordo com dados da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deste total, 81.839 alunos estão matriculados em cursos de graduação de universidades estaduais, com quase 19 mil vagas ofertadas anualmente. O Paraná é, ainda, o Estado com maior número de universidades estaduais do País, com sete instituições.

“Estes números, que têm participação decisiva das nossas universidades estaduais, mostram que o Paraná é destaque no cenário nacional em várias frentes, como a formação de novos talentos. São jovens que certamente ajudarão no desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

PRESENCIAL E EAD – O levantamento apontou que a maioria dos estudantes matriculados em instituições do Paraná, público ou privadas, estão vinculados a cursos de ensino à distância (EAD). São 380.915 nesta modalidade, o que representa 55,4% do total. Nos cursos presenciais, são 306.839 alunos, representando 44,6% do total.

Em relação a 2022, que é ano imediatamente anterior ao levantamento, o total de matrículas presenciais no Paraná caiu 0,2% e as matrículas EAD aumentaram 11,8%.

Em todo o Brasil, são 9.977.217 matrículas totais em cursos de Ensino Superior, segundo o levantamento. São 4.918.768 estudantes EAD e 5.058.449 alunos em cursos presenciais. No levantamento nacional, a queda anual de matrículas presenciais foi de 1% e o aumento nos alunos de ensino a distância foi de 13,4%.

CENSO – O nível de instrução da população do Paraná também avançou significativamente nos últimos 12 anos, de acordo os dados educacionais do Censo de 2022, divulgado há algumas semanas. Enquanto a proporção de pessoas com 25 anos ou mais sem instrução ou com ensino fundamental incompleto caiu de 49,15% em 2010, para 33,95% em 2022, o número de pessoas com ensino superior aumentou de 12,75% para 20,74%.

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados no site do Mapa do Ensino Superior do Brasil.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
Da Mata Atlântica a fenômenos da física: UEM leva interação para a Expo Umuarama 2025
Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha
Unicentro abre inscrições para 500 vagas remanescentes
Universidades estaduais do Paraná recebem comitiva do Japão em busca de inovações
Rede de cursinhos populares dá bolsa de R$ 200 a estudantes
500 calouros começam novo ano letivo em quatro unidades da Unioeste
Câmpus de Irati da Unicentro ganha ginásio para mil pessoas, marco esportivo para a região
Paraná Fala Idiomas oferta mais de 4 mil vagas no primeiro semestre de 2025
Cursinho Popular da UENP retoma aulas e garante reforço para alunos no Norte
Com recursos do Estado, obras em três blocos da UEM são retomadas após 10 anos
Museu Campos Gerais inaugura exposição sobre Roma Antiga
Unioeste abre processo seletivo para contratar professores de atendimento especializado
UEPG oferece 275 vagas remanescentes para cursos presenciais de graduação
Museu da UENP recebe acervo de Luiz Bellonzi, que trabalhou com Ney Matogrosso e Rita Lee
UEL inicia reforma de prédio para descentralizar captação do Hemocentro Regional
Brasileiros adultos com ensino superior completo chegam a 18,4%
Convocação da lista de espera do Fies 2025 será divulgada nesta terça
Unespar abre inscrições para concurso: são 59 vagas para nível médio e superior
Com UTI móvel e tratores, UEM inicia 2025 com investimentos em 26 novos veículos

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN