ANP aprova flexibilizações em edital da oferta permanente

Entre os principais aprimoramentos estão: adequações às diretrizes de conteúdo local emitidas pelo Conselho Nacional de Política Energética em 2023; atualização dos modelos de seguro garantia,...

Publicado em

Por Agência Estado

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Petróleo aprovou em reunião nesta quinta-feira, 6, uma nova versão do edital de licitações e das minutas dos contratos da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP) – portanto referente ao pré-sal – atendendo a uma série de flexibilizações pleiteadas pelo setor de óleo e gás.

Entre os principais aprimoramentos estão: adequações às diretrizes de conteúdo local emitidas pelo Conselho Nacional de Política Energética em 2023; atualização dos modelos de seguro garantia, com base em Consulta e Audiência Públicas realizadas este ano; uma flexibilização no chamado “Programa Exploratório Mínimo (PEM)”, que deixou de exigir perfuração de poço exploratório para todas as áreas, passando a prever, adicionalmente, a possibilidade de execução de atividades de sísmica 3D e reprocessamento sísmico 3D; exclusão do pagamento de taxas de participação e de amostra de dados; possibilidade de apresentação de garantia de oferta por licitantes sem declaração de interesse, desde que a empresa em questão esteja consorciada com outra que tenha feito; flexibilidade na forma de apresentação da garantia de oferta, que poderá ser entregue em formato físico ou digital.

Além disso foi alterado a ordem do processo, com a qualificação das empresas após o leilão, e foram definidos prazos para o ciclo da Oferta Permanente, com duração mínima de 120 dias e máxima de 180 dias entre a aprovação da declaração de interesse e a sessão pública entre outras mudanças.

Rito

Os documentos aprovados pela ANP ainda precisam ser aprovados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que tem até 90 dias para concluir sua análise. A publicação dos instrumentos da licitação é esperada para maio de 2025.

Blocos e modelo

Após a publicação do edital pela ANP, estarão disponíveis para oferta 14 blocos no Polígono do Pré-Sal, sendo seis na Bacia de Campos e oito na Bacia de Santos.

A Oferta Permanente é a principal modalidade de licitação para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Diferentemente das rodadas tradicionais, esse modelo permite a oferta contínua de blocos ao mercado, que manifesta interesse para, depois, o governo dar sequência à partilha das áreas.

Antes, era o governo que definia os blocos a serem ofertados em uma determinada data.

Contato: gabriel.vasconcelos@estadao.com

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X