AMP

Covid-19: Cascavel multiplica número de testes semanais

Em seis semanas, o número de testes aumentou cerca de 12 vezes, saltando de 165 para 2.030......

Publicado em

Por Mariana Lioto

A prefeitura divulgou um balanço sobre o número de testes realizados na cidade para diagnóstico da Covid-19.

Para organização dos dados, a contagem é dividida por semana epidemiológica.

Na 20ª semana da doença, em 10 de maio, a cidade fez 165 testes e chegou a 95 diagnósticos positivos.

A partir daí o número de exames aumentou. Na 24ª semana (07 de junho) foram 1.110 exames, e na semana 26 (iniciada em 21 de junho) foram 2.030 exames realizados, com 983 confirmações da doença (48% dos exames feitos deram positivo).

Em seis semanas o número aumentou 12 vezes. Os testes analisados no gráfico fazem referências aos chamados testes rápidos, RT-PCR de instituições públicas (Laboratório Municipal) e da rede privada.

Qual a diferença entre teste rápido e o RT-PCR

O exame RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, analisa amostras retiradas da cavidade nasal e de orofaringe para determinar a presença do vírus. É uma técnica de biologia molecular que utiliza a amplificação do RNA do vírus, gerando várias cópias de sequência desse material para que ele possa ser identificado.

A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o exame RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo.

Os testes rápidos também identificam os anticorpos IgM e IgG e não o vírus em si. Eles podem ser realizados a partir do 7º dia de sintomas. A vantagem desses testes é a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta.

O Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos, o que pode gerar insegurança e incerteza para interpretar um resultado negativo e determinar se o paciente em questão precisa ou não manter o isolamento social. O resultado deve ser interpretado com auxílio de dados clínicos e de outros exames laboratoriais confirmatórios (RT-PCR e outros).

A testagem é mais um instrumento de alerta à população sobre a importância do uso de barreiras mecânicas para evitar o contágio da doença: uso de máscaras, distância de pelo menos 1 metro de outra pessoa em locais públicos, lavagem das mãos com água e sabão, na falta dele, higienização com álcool em gel 70%.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile