CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a IDR-PR e Sanepar firmam parceria para programa de conservação de microbacias
Foto: Alanis Barbosa/SEAB

IDR-PR e Sanepar firmam parceria para programa de conservação de microbacias

Desenvolvido pelo IDR-Paraná, o PRNS busca promover a gestão integrada das microbacias hidrográficas, garantindo a segurança hídrica e a sustentabilidade da produção agropecuária no Estado.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a IDR-PR e Sanepar firmam parceria para programa de conservação de microbacias
Foto: Alanis Barbosa/SEAB

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Sanepar oficializaram nesta quinta-feira (30) o Termo de Cooperação Técnico-Financeira para a execução do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade (PRNS). O documento estabelece uma parceria essencial para a implementação de ações de preservação das microbacias estratégicas para o abastecimento público.

Desenvolvido pelo IDR-Paraná, o PRNS busca promover a gestão integrada das microbacias hidrográficas, garantindo a segurança hídrica e a sustentabilidade da produção agropecuária no Estado.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, destacou a importância do programa. “Esse é um momento histórico para a sustentabilidade e para a agricultura do Brasil e do Paraná, momento em que a gente consegue desenhar juntos os processos de intervenção para devolver qualidade para o maior patrimônio que a gente tem no Estado, a água”, afirmou.

O programa articula ações estratégicas de conservação do solo e da água, recuperação de áreas degradadas e incentivo a boas práticas agrícolas, fortalecendo a resiliência ambiental e econômica dos territórios rurais.

O presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, afirmou durante o evento que a conservação da água é uma ação essencial no momento. “Não preciso falar do que está acontecendo com a água do mundo. Um trabalho feito no Oeste detectou que de cada cinco nascentes, quatro não estão mais produzindo água. É por isso que a gente está aqui reunido hoje, é uma ação necessária”, disse.

A princípio, o programa vai trabalhar com 25 microbacias de abastecimento, número que será ampliado conforme o andamento da iniciativa.

A colaboração entre IDR-Paraná e Sanepar prevê investimentos para incentivo de manejo sustentável, apoio técnico aos produtores e desenvolvimento de iniciativas inovadoras voltadas à qualidade e disponibilidade hídrica, reforçando o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e a segurança dos recursos naturais.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky, falou sobre a parceria. “A Sanepar não existe sem a água, a agricultura não existe sem a água. Quando a gente fala de conservar esses mananciais, não tem parceria melhor do que a Sanepar, Seab e o IDR-Paraná, que sabe encaminhar a agricultura e o produtor para trabalhar a favor da conservação dos solos”, disse.

SEGURANÇA – A geóloga Ester Amélia Assis Mendes, gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, explica que o programa busca compreender, reduzir ou eliminar todos os riscos de contaminação da água ou fatores que prejudicam a qualidade dos recursos hídricos, mesmo antes que a água chegue à captação da Sanepar. “É um trabalho estratégico, que busca proteger os recursos hídricos de modo amplo e abrangente, pensando nas gerações atuais e nas gerações futuras”, disse.

“O programa segue o princípio do Plano da Água, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, com mitigação de riscos desde a fonte até o cliente, com a restauração das fontes, de aquíferos, de bacias de manancial, com o monitoramento da qualidade e da quantidade da água”, detalhou a geóloga.

De acordo com ela, o convênio com o IDR-PR propiciará a criação de um método de ações para o manejo sustentável de solo e água, visando a produção da água e de alimentos de forma ainda mais segura.

MANUAL – No evento também foi apresentado o Manual Operacional do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade, um documento que orienta a execução de ações voltadas à conservação ambiental, uso racional dos recursos naturais e adoção de práticas sustentáveis no Estado.

Ele também reúne diretrizes, metodologias e procedimentos que auxiliam técnicos, gestores e parceiros na implementação de iniciativas relacionadas à gestão integrada de microbacias, restauração de áreas de proteção permanente, manejo hídrico, sistemas de produção agropecuários sustentáveis e ações de educação ambiental.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN