Em clássico com 46 mil no Castelão, Fortaleza bate Ceará e respira no Brasileirão

Além de vencer o maior rival, o Fortaleza deu um respiro na luta contra o rebaixamento, chegando aos 39 pontos, em 13.º lugar. O Ceará, por...

Publicado em

Por Agência Estado

Em jogo com grande festa nas arquibancadas, o Fortaleza derrotou o rival Ceará por 1 a 0, na noite deste domingo, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, disputado na Arena Castelão, teve mais de 46 mil torcedores no estádio.

Além de vencer o maior rival, o Fortaleza deu um respiro na luta contra o rebaixamento, chegando aos 39 pontos, em 13.º lugar. O Ceará, por sua vez, ficou com 36, em 14.º, ainda ameaçado de queda para a Série B.

O Fortaleza ainda diminuiu a diferença em número de vitórias em clássicos. Em 582 jogos, os tricolores levaram a melhor 175 contra 197 do rival. Ainda tiveram 204 empates e sete jogos sem resultado final registrado.

O espetáculo nas arquibancadas foi um belo aquecimento do que estava por vir quando a bola rolasse. Os torcedores do Fortaleza prepararam um mosaico mostrando as principais vitórias sobre o maior rival, incluindo o 8 a 0, em 1927. Os alvinegros responderam com uma bandeira que fazia alusão aos rebaixamentos do rival.

A expressividade dos torcedores chegou até a parar o jogo no meio do primeiro tempo. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza (SP) paralisou o jogo ao ver uma bandeira com os dizeres “Parem! VAR já chega!”. A partida só voltou quando o objeto foi retirado.

Com a bola rolando, Thiago Galhardo tratou de aplicar a beleza da arquibancada dentro de campo. Ele criou a primeira chance de gol aos nove minutos completando de voleio cobrança de escanteio. A bola passou perto. O Fortaleza foi menos plástico, porém, mais eficiente para buscar o gol e abriu o placar aos 12 minutos.

Romarinho deu passe por cima da defesa do Ceará para Osvaldo. O atacante ajeitou de cabeça para a pequena área, onde estavam Wellington Paulista e Gabriel Dias. Os dois chegaram juntos, completando de cabeça para o fundo do gol. A arbitragem, depois, acabou confirmando o gol para o centroavante.

Apesar de estar atrás no placar, o Ceará seguiu mais perigoso no campo de ataque. Samuel Xavier tabelou com Felippe Cardoso, invadiu a área, mas tocou para fora na saída de Felipe Alves. Aos 33 minutos, Felipe Silva arriscou de fora da área e carimbou o travessão do Fortaleza. Ainda, na base da pressão, Ricardinho chegou de surpresa livre dentro da área, mas finalizou desequilibrado e mandou para fora.

O Ceará voltou mais ligado também no segundo tempo e obrigou Felipe Alves a trabalhar. Após cobrança de escanteio, aos cinco minutos, Luiz Otávio apareceu para completar de joelho e o goleiro do Tricolor, em cima da linha, se esticou todo para mandar para escanteio.

Mesmo com as linhas adiantadas e mais posse de bola no campo de ataque, o Ceará não conseguiu manter o ritmo no restante do segundo tempo. O Fortaleza se fechou bem e segurou o adversário. O tempo foi passando, o Ceará insistindo e o Fortaleza se defendendo em busca de um contra-ataque, que não apareceu.

Desta forma, os tricolores se seguraram e conseguiram garantir a festa das arquibancadas. No final, ainda, um torcedor alvinegro invadiu o gramado para xingar o técnico Adilson Baptista. Acabou retirado pelos seguranças.

Os dois rivais voltam a campo na noite do próximo domingo em confrontos diretos contra o rebaixamento. O Ceará visita a Chapecoense, às 18 horas, na Arena Condá, em Chapecó (SC), enquanto o Fortaleza recebe o CSA, no Castelão.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 1 X 0 CEARÁ

FORTALEZA – Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Jackson (Paulão) e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Romarinho; André Luís (Kieza), Wellington Paulista e Osvaldo (Nenê Bonilha). Técnico: Rogério Ceni.

CEARÁ – Diogo Silva; Valdo (Wescley), Luiz Otávio e Eduardo Brock; Samuel, Fabinho, Ricardinho, Felipe Silva e João Lucas; Thiago Galhardo (Mateus Gonçalves) e Felippe Cardoso. Técnico: Adilson Batista.

GOL – Wellington Paulista, aos 13 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza (SP).

CARTÕES AMARELOS – Osvaldo, Bruno Melo, Quintero e Gabriel Dias (Fortaleza); Valdo, Wescley, Eduardo Brock e Leandro Carvalho (Ceará).

PÚBLICO – 44.999 pagantes (46.093 no total).

RENDA – R$ 911.589,00.

LOCAL Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile