CGN
AMP
Hospital Oswaldo Cruz celebra 97 anos como referência para doenças infectocontagiosasFoto: SESA

Hospital Oswaldo Cruz celebra 97 anos como referência para doenças infectocontagiosas

A unidade da rede de hospitais do Governo do Estado conta com 47 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uma média de......

Publicado em

Por CGN

AMP
Hospital Oswaldo Cruz celebra 97 anos como referência para doenças infectocontagiosasFoto: SESA

O Hospital Oswaldo Cruz (HOC), atualmente integrante do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), completa 97 anos como referência no tratamento de doenças infecciosas no Paraná, como tuberculose, hepatites virais e sífilis, mas, principalmente, do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

A unidade da rede de hospitais do Governo do Estado conta com 47 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uma média de 600 atendimentos ambulatoriais por mês. A taxa de ocupação é de 80%, considerando a necessidade de isolamento dos pacientes por suas patologias.

A equipe multiprofissional é focada na reabilitação psicossocial, uma vez que muitos pacientes são paliativos e necessitam de acompanhamento permanente.

“A unidade carrega o nome de um dos grandes médicos sanitaristas da saúde pública brasileira, Oswaldo Cruz. Temos orgulho de defender essa missão, e continuaremos acolhendo e atendendo pacientes que necessitam desses tratamentos específicos, com o foco de dar o melhor suporte e qualidade de vida”, disse o diretor-geral do complexo hospitalar e das unidades próprias da Sesa, Guilherme Graziani,

Sua história iniciou de forma emergencial, em 1928, após a Capital sofrer com as epidemias de tifo e gripe espanhola, iniciadas em 1917. À época, era conhecido como Hospital de Isolamento e Desinfectório Central.

Em 2020 o HOC abriu uma ala exclusiva de enfermaria para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 em junho de 2020, com 22 leitos clínicos.

Além dos internamentos, a instituição foi determinante para a testagem do coronavírus por meio de RT-PCR na modalidade drive-thru para trabalhadores da saúde e da segurança.

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) contam também com uma farmácia para a dispensação de medicamentos para uso interno e externo. Ela presta atendimento a pacientes do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já o atendimento hospitalar interno ocorre todos os dias, 24 horas. O hospital fica no bairro Alto da XV, em Curitiba.

COMEMORAÇÃO – Em alusão ao aniversário da instituição, pacientes, servidores e funcionários participaram de uma celebração religiosa e foram recepcionados no auditório da unidade.

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN