Pochmann: há momentos com corte de luz, corte de água, dificuldades de fazer as pesquisas

O orçamento de 2024 foi R$ 2,7 bilhões, sendo 91% comprometido com folha de pagamento. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, disse nesta quarta-feira que o órgão não conseguiu “vencer o problema do subfinanciamento”. Ele relatou cortes no fornecimento de energia elétrica e água, bem como dificuldades na realização de pesquisas.

O orçamento de 2024 foi R$ 2,7 bilhões, sendo 91% comprometido com folha de pagamento.

O presidente do Instituto cita que houve esforço para conseguir recursos extraordinários, incluindo a mudança na repartição dos recursos de fundos, visando recursos via royalties de petróleo ou via Fundo de Participação dos Estados e Municípios.

O IBGE disciplina qual área dos municípios que têm acesso aos recursos dos royalties de petróleo e define a estimativa populacional que permite aos municípios o recebimento. A ideia seria o Instituto receber uma parcela pela prestação do serviço.

“Nós não conseguimos que houvesse uma mudança legal que repartisse uma parcela pequena desses fundos para o IBGE, que é responsável por fazer essas negociações”, disse Pochmann. “Nós não recebemos porque uma lei proíbe transferência de recursos de empresas estatais e bancos públicos para fundações”, acrescenta.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X