Shopping Catuaí Cascavel enfrenta críticas por falta de acessibilidade e problemas com elevador
A cliente ainda relatou que foi abordada por um funcionário apenas no momento em que estava deixando o shopping, sendo informada de que poderia ter utilizado o elevador de serviço ...
Publicado em
Por Redação CGN
Desde a última sexta-feira, o Shopping Catuaí Cascavel, localizado na cidade de Cascavel, no Paraná, enfrenta críticas de clientes devido à falta de acessibilidade. A situação é decorrente da indisponibilidade do único elevador que conecta o piso térreo à praça de alimentação e às demais áreas do estabelecimento. O elevador encontra-se em manutenção, deixando clientes, especialmente aqueles com dificuldades de locomoção, em situações de grande desconforto.
Uma cliente grávida, mãe de um bebê de 10 meses, relatou para a CGN as dificuldades enfrentadas durante visita ao shopping neste domingo. De acordo com ela, foi necessário carregar o filho no colo ao subir as escadas rolantes, já que o uso de carrinhos de bebê nas escadas é proibido. “Eu não posso carregar peso, mas me vi obrigada a fazer isso por falta de alternativas. A falta de acessibilidade e a estrutura limitada são revoltantes para um shopping tão grande”, desabafou.
A cliente ainda relatou que foi abordada por um funcionário apenas no momento em que estava deixando o shopping, sendo informada de que poderia ter utilizado o elevador de serviço para chegar aos andares superiores. “Me ofereceram ajuda apenas quando eu já estava indo embora. Não sei se foi porque me viram filmando ou se outras pessoas também reclamaram“, acrescentou.
Além do elevador principal em manutenção, o shopping conta com um outro elevador, mas este atende apenas ao trajeto do estacionamento ao supermercado. Assim, visitantes que precisam de acesso à praça de alimentação e outras áreas superiores ficam sem alternativas funcionais.
Impacto em diferentes públicos
O problema afeta diretamente mães com bebês, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, que dependem de elevadores para transitar entre os pisos do shopping. “Vi outras pessoas na mesma situação que a minha. É desrespeitoso com os clientes“, comentou a entrevistada.
Até o momento, o shopping não se manifestou publicamente sobre o prazo para a conclusão da manutenção do elevador principal ou sobre os esforços para garantir acessibilidade adequada enquanto o problema persiste.
Legislação e direitos
A acessibilidade é um direito garantido pela legislação brasileira. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), estabelecimentos comerciais de grande porte devem oferecer condições adequadas de acessibilidade para todos os usuários. A falta de elevadores funcionais em um espaço como o Shopping Catuaí Cascavel pode configurar descumprimento dessa legislação, além de gerar constrangimento e prejuízos à experiência dos consumidores.
Em nota o Shopping Catuaí diz que: “O Catuaí esclarece que os dois elevadores que servem ao público enfrentam problemas técnicos e operacionais devido ao atraso no fornecimento de peças. Para amenizar o incômodo até que os problemas sejam sanados, os dois elevadores de serviço foram disponibilizados às pessoas com dificuldade de locomoção, que contam com o auxílio de nossos funcionários para terem acesso a todas as áreas do shopping”.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou