Grêmio inicia busca pelo octacampeonato gaúcho com empate sem gols diante do Brasil em Pelotas

Com Braithwaite e Aravena sem pontaria e com Pavon apagado, o Grêmio lamentou largar na competição desperdiçando pontos diante de um “freguês”. Desde 2015 que o...

Publicado em

Por Agência Estado

O Grêmio iniciou a era Gustavo Quinteros com empate sem gols diante do Brasil, em Pelotas. De olho no oitavo título seguido do Campeonato Gaúcho, o estreante treinador colocou suas principais peças em campo, mas ainda carente de ritmo de jogo, a equipe não foi capaz de superar a defesa de um oponente do qual não é derrotado há 10 anos.

Com Braithwaite e Aravena sem pontaria e com Pavon apagado, o Grêmio lamentou largar na competição desperdiçando pontos diante de um “freguês”. Desde 2015 que o Brasil não sente o gosto da vitória diante do adversário. Ao menos não perdeu. Agora são quatro empates e 10 derrotas do time xavante no jejum de uma década.

Tropeçar não estava nos planos do Grêmio. O novo regulamento do Gaúcho prevê jogos dos times de um grupo apenas com rivais das outras duas chaves – serão oito rodadas. E nenhum integrante da chave A, na qual figura o Grêmio, venceu na jornada: Guarany e São José também empataram e o Avenida acabou superado pelo São Luiz. Os três líderes vão às semifinais, mais o melhor segundo.

Diferentemente de outras equipes grandes do País que mesclaram escalação ou apostaram em jovens, o Grêmio largou na temporada com suas principais peças em campo e sob nova direção: o argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros.

Depois de fazer coro para que o Grêmio não vendesse o volante Villasanti, o treinador parece ter sido ouvido. O paraguaio, que ficou muito perto de sair com proposta tentadora do Palmeiras, não apenas ficou como ganhou a faixa de capitão do time.

Em um campo ruim em Pelotas, o Grêmio deu mostras que será ofensivo ao iniciar a partida no campo ofensivo. Os laterais Mayk, pela esquerda, e João Pedro, na direita, apoiavam bastante e por pouco Braithwaite não abriu o marcador logo aos 15 minutos. Parou no goleiro. Assim como Aravena, sozinho.

O Brasil demorou a chegar, mas em sua primeira grande oportunidade, assustou. DG soltou a bomba de longe e Gabriel Grando espalmou. O gramado castigado e bastante irregular quase atrapalha o goleiro, que ganhou chance após a saída de Marchesín para o Boca Juniors. Historne mandou para o alto a oportunidade de levar o time da casa em vantagem ao descanso.

Sem mudanças, as equipes voltaram à etapa final brigando bastante pela bola e com a marcação forte sobressaindo sobre a criatividade. Por consequência, nada de lance de perigo. Diante de tanta luta, o VAR chamou o árbitro para analisar uma entrada mais dura de Mayco Félix em Rodrigo Ely. Optou apenas pelo amarelo, mas o defensor acabou substituído, com muitas dores.

Aravena, um tanto nervoso, perdeu duas boas finalizações ao bater em cima do marcador. Braithwaite até carimbou a trave. Estava impedido. Sem ver sua equipe acertar o alvo, Quinteros mexeu para tentar algo de diferente nos 15 minutos finais. E quase acabou castigado após saída errada de Mayk. O lateral perdeu a bola e Gabriel Moysés saiu cara a cara, mas bateu por cima do alvo, desperdiçando chance incrível para o Brasil acabar com o tabu. Mesmo com 11 minutos de acréscimos, ninguém foi capaz de balançar as redes.

A estreia oficial do Grêmio e de Gustavo Quinteros à frente da torcida está agendada para o domingo, às 20h30, quando a equipe recebe o Caxias na Arena Grêmio. O Brasil joga novamente no Bento Freitas, sábado, às 20 horas, diante do Guarany de Bagé.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 0 X 0 GRÊMIO

BRASIL – Wellington Santana; Murillo Lima, Cerqueira, Áquila e Higor; Juliano Fabro, Jonathan Cabeça (Bruno Miranda), Kauê (João Victor) e DG; Historne (Vinícius Charopem) e Mayco Félix (Gabriel Moysés). Técnico: Fabiano Daitx.

GRÊMIO – Gabriel Grando; João Pedro (João Lucas), Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Jemerson e Mayk; Villasanti (Pepê), Dodi e Cristaldo; Aravena, Pavon (Edenilson) e Braithwaite (Arezo). Técnico: Gustavo Quinteros.

CARTÕES AMARELOS – Juliano Fabro, Kauê, Áquila, Mayco Félix e João Victor(Brasil); Villasanti, João Lucas e Dodi (Grêmio).

ÁRBITRO – Lucas Guimarães Rechatiko Horn.

RENDA – R$ 240.280,00.

PÚBLICO – 6.192 presentes.

LOCAL – Estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN