Taxas de juros na Europa estão a caminho do nível neutro, diz Villeroy de Galhau em Davos

No entanto, a autoridade monetária reconheceu que diversos riscos ainda rondam a economia europeia, como possíveis choques de oferta, tarifas comerciais dos EUA e incertezas sobre...

Publicado em

Por Agência Estado

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau reafirmou nesta quarta-feira, 22, que as taxas de juros europeias estão a caminho do nível neutro e devem atingir cerca de 2% até o verão do Hemisfério Norte. “Estamos vigilantes, mas confiantes na trajetória de desinflação na Europa”, disse, durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

No entanto, a autoridade monetária reconheceu que diversos riscos ainda rondam a economia europeia, como possíveis choques de oferta, tarifas comerciais dos EUA e incertezas sobre a política local. “Os choques de oferta devem ser mais frequentes nos próximos anos e devemos estar preparados para eles”, disse Villeroy, acrescentando que o nível de pressão inflacionária dependerá da resiliência da produtividade local.

Sobre as tarifas dos EUA, o dirigente afirmou que ainda é cedo para dizer, mas que as novas políticas “podem ter efeitos inflacionários” ao fragmentar o comércio global, o que arriscaria o progresso da inflação e da flexibilização monetária. Políticas fiscais acomodatícias demais na zona do euro também representariam um risco, pontuou Villeroy.

Para ele, o recente salto nos rendimentos de títulos soberanos reflete um aumento nos prêmios de prazo e temores sobre esse conjunto de riscos.

Ao ser questionado, Villeroy ressaltou que a política monetária europeia e a do Federal Reserve (Fed) nos EUA podem divergir. “Somos independentes”, lembrou.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN