FMI eleva previsão para alta do PIB global este ano com otimismo sobre economia dos EUA

Para o ano que vem, o organismo com sede em Washington D.C projetou o mesmo ritmo de crescimento de 3,3%, nível similar ao de outubro. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o desempenho da economia global este ano e manteve o prognóstico para 2026, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira, 17. Segundo o documento, o FMI elevou de 3,2% no relatório anterior, divulgado em outubro, para 3,3% a projeção para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 2025.

Para o ano que vem, o organismo com sede em Washington D.C projetou o mesmo ritmo de crescimento de 3,3%, nível similar ao de outubro.

O dinamismo global projetado, contudo, segue abaixo da média histórica vista entre 2000 e 2019, que foi de 3,7%.

Para o FMI, as alterações marginais nos prognósticos refletem, principalmente, uma revisão em alta das projeções para Estados Unidos que compensou ajustes em outras grandes economias. A confiança e o sentimento positivo na economia norte-americana, em parte impulsionados pela desregulamentação, poderão impulsionar tanto a procura como a oferta da economia.

Enquanto o relaxamento da excessivamente apertada regulamentação e a redução da burocracia para as empresas possam estimular o crescimento nos EUA no curto prazo através de maiores investimento, a valorização do dólar poderá alimentar riscos de saída de capitais dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento e aumentar os prêmios de risco.

Projeções para os EUA

Em relação aos Estados Unidos, o FMI ressaltou que a demanda subjacente permanece robusta, refletindo fortes efeitos da riqueza, enquanto uma política monetária menos restritiva e condições financeiras favoráveis devem ajudar a dinamizar a economia.

O organismo internacional espera que os EUA cresçam 2,7% em 2025, o que representa 0,5 ponto porcentual acima do projetado em outubro (2,2%), em parte refletindo a transferência de ímpeto da economia de 2024, bem como mercados de trabalho robustos e aceleração do investimento.

O FMI espera que o crescimento se reduza ao potencial em 2026, para um ritmo de 2,1%. Mesmo assim, a taxa foi ajustada em alta ante o prognóstico anterior de 2%.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN