FMI aumenta projeção de expansão da China com impulso fiscal e reforma da previdência

O FMI revisou a projeção para a expansão da economia chinesa em 2025 de 4,5% no relatório de outubro para 4,6% no documento divulgado hoje. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o desempenho da economia da China, mas manteve inalterada as projeções para o Produto Interno Bruto da Índia, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira, 17.

O FMI revisou a projeção para a expansão da economia chinesa em 2025 de 4,5% no relatório de outubro para 4,6% no documento divulgado hoje.

“Esta revisão refletiu a transferência de ímpeto (carryover) de 2024 e o pacote fiscal anunciado em novembro, que compensam, em grande parte, o efeito negativo sobre o investimento devido ao aumento da incerteza da política comercial e do mercado imobiliário”, notou o fundo.

Para 2026, a estimativa de crescimento do país asiático passou de 4,1% pra 4,5%, à medida que os efeitos da incerteza com política comercial devem se dissipar.

O aumento da idade de reforma da previdência também deve abrandar o declínio da oferta no mercado de trabalho, segundo o FMI.

Índia

Em relação à Índia, o FMI manteve os prognósticos de expansão em 6,5% para o ano fiscal iniciado em abril de 2025 e igual mês de 2026.

Japão

O FMI ainda manteve inalteradas as projeções para o PIB do Japão, em 1,1% em 2025 e 0,8% em 2026.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN