Euro digital pode fortalecer autonomia e resiliência da Europa, afirma dirigente do BCE

Segundo ele, a moeda digital da zona do euro pode superar a fragmentação, ao oferecer um dinheiro que pode ser usado para quaisquer transações digitais da...

Publicado em

Por Agência Estado

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone disse que o euro digital pode fortalecer a autonomia e resiliência da Europa, além de promover a competição e a inovação, em discurso preparado para a Conferência Crypto Asset Lab 2025, organizada pela Universidade de Milão-Bicocca, nesta sexta-feira.

Segundo ele, a moeda digital da zona do euro pode superar a fragmentação, ao oferecer um dinheiro que pode ser usado para quaisquer transações digitais da união monetária. “Garantir que o dinheiro do banco central acompanhe a digitalização e as novas tecnologias salvaguardaria nossa soberania monetária”, afirmou na ocasião.

Cipollone defendeu que, se o euro não for trazido para o mundo digital, a competitividade, resiliência e autonomia estratégica da Europa serão prejudicadas. Para o dirigente, os pagamentos e as finanças digitais estão se desenvolvendo rapidamente, impulsionados por mudanças nos hábitos e na tecnologia, são uma oportunidade e risco para a Europa.

“É uma oportunidade de fechar a lacuna, desenvolvendo soluções europeias inovadoras e competitivas. E é um risco se não aproveitarmos a oportunidade, pois agravaríamos os riscos para nossa competitividade”, disse.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile