China/NBS: produção industrial e varejo avançam acima do esperado em dezembro

Já as vendas no varejo chinês avançaram 3,7% em dezembro, na comparação anual de dezembro, superando a expectativa de 3,5% de alta dos analistas ouvidos pela...

Publicado em

Por Agência Estado

A produção industrial da China cresceu 6,2% em dezembro de 2024, ante igual mês de 2023, informou o escritório de estatísticas do país, o NBS, nesta sexta-feira, 17 (pelo horário local). O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam expansão de 5,3%. O desempenho também foi mais positivo do que o registrado em novembro (5,4%, na mesma base de comparação).

Já as vendas no varejo chinês avançaram 3,7% em dezembro, na comparação anual de dezembro, superando a expectativa de 3,5% de alta dos analistas ouvidos pela FactSet. O resultado do último mês do ano representa ainda uma aceleração em relação a novembro, quando houve expansão de 3%.

Na comparação mensal, a produção industrial da China avançou 0,64% em dezembro em relação a novembro, enquanto as vendas no varejo subiram 0,12% na mesma base de comparação.

Já os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 3,2% entre janeiro e dezembro de 2024, próximo da expectativa de alta de 3,3% de analistas consultados pela FactSet.

Dados imobiliários

O NBS divulgou ainda dados sobre o mercado imobiliário chinês. Os preços médios de novas casas caíram 0,08% em dezembro em relação a novembro. O recuo foi menos intenso do que o observado em novembro, quando houve queda de 0,2%.

Na comparação com o ano anterior, o preço médio das casas caiu 5,7% em dezembro, também menos intenso do que o declínio de 6,1% do mês anterior, na mesma base.

Das 70 grandes cidades da China, 43 relataram recuos nos valores ante o mesmo período de 2023, número menor que o de novembro (49).

*Com informações da Dow Jones Newswires

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile