Banco Mundial mantém projeção do PIB do Brasil em 2025, mas vê desaceleração e fiscal restrito

Segundo o relatório Perspectivas Econômicas Globais, divulgado nesta quinta-feira, 16, a entidade multilateral atribui a perda de ímpeto da atividade aos efeitos do aperto monetário e...

Publicado em

Por Agência Estado

O Banco Mundial manteve em 2,2% a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, o que representaria uma desaceleração ante a expansão estimada em 3,2% no ano passado. Para 2026, por outro lado, a instituição elevou a projeção para avanço da economia brasileira, de 2,0% para 2,3%.

Segundo o relatório Perspectivas Econômicas Globais, divulgado nesta quinta-feira, 16, a entidade multilateral atribui a perda de ímpeto da atividade aos efeitos do aperto monetário e a inflação no topo da meta. “A política fiscal deverá ter espaço limitado para apoiar a atividade econômica, enquanto o governo busca abordar questões urgentes de sustentabilidade fiscal”, avalia.

América Latina

Em relação à América Latina e Caribe, o Banco Mundial reduziu a projeção para alta do PIB este ano, de 2,7% para 2,5%, enquanto a de 2026 seguiu em 2,6%.

Entre as principais economias da região, houve redução na expectativa para o crescimento do México em 2025 (de 2,1% para 1,5%) e em 2026 (de 2,0% para 1,6%).

Argentina

Para a Argentina, o Banco manteve em 5,0% a estimativa para a alta do PIB este ano, mas elevou a de 2026 (de 4,5% para 4,7%).

As comparações são referentes à edição anterior do relatório, divulgado em junho do ano passado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile