Decisão do BC sul-coreano de manter juro em 3% não foi unânime; um membro votou por corte

Ainda assim, todos os membros do comitê deixaram a porta aberta para novos cortes no juro nos próximos três meses, de acordo com pronunciamento do presidente,...

Publicado em

Por Agência Estado

A decisão surpreendente do banco central da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês), de manter o juro em 3% não foi unânime, com um membro do comitê votando por um corte na taxa básica. A expectativa de corte no juro da Coreia do Sul era majoritária no mercado financeiro e por isso a decisão surpreendeu.

Ainda assim, todos os membros do comitê deixaram a porta aberta para novos cortes no juro nos próximos três meses, de acordo com pronunciamento do presidente, Rhee Chang-yong, que seguiu à decisão.

Ele citou ainda que a avaliação do comitê foi que os riscos de desaceleração no crescimento econômico do país se intensificaram e que a volatilidade na taxa de câmbio aumentou devido aos últimos eventos políticos no país.

Ainda sobre isso, a avaliação do BoK é a de que a crise política que culminou com a deposição e prisão do presidente Yoon Suk Yeol provavelmente enfraqueceram o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) sul-coreano no quarto trimestre do ano passado.

Com isso, as expectativas anteriores, de alta de 2,2% na economia em 2024 e de 1,9% não devem ser atingidas.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile