CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Tecpar contribui com segurança alimentar e nutricional das crianças paranaenses
Laboratório de teste da Merenda Escolar dos Colégios Estaduais do Paraná feiot pelo TECPAR - Análise leiteFoto: Hedeson Alves/TECPAR

Tecpar contribui com segurança alimentar e nutricional das crianças paranaenses

Para isso, o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar desempenha o papel na avaliação da conformidade de produtos e matérias-primas, ressalta o......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Tecpar contribui com segurança alimentar e nutricional das crianças paranaenses
Laboratório de teste da Merenda Escolar dos Colégios Estaduais do Paraná feiot pelo TECPAR - Análise leiteFoto: Hedeson Alves/TECPAR

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) contribui com a segurança alimentar das crianças paranaenses em duas frentes: com os ensaios laboratoriais que atestam a qualidade da alimentação escolar da rede estadual de ensino e com as análises que avaliam as condições nutricionais do leite enriquecido que chega a famílias vulneráveis atendidas pelo Programa Leite das Crianças.

Para isso, o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar desempenha o papel na avaliação da conformidade de produtos e matérias-primas, ressalta o diretor-presidente do instituto, Celso Kloss.

“O Tecpar, como empresa pública do Governo do Estado, está a serviço da sociedade paranaense. Isso se demonstra em várias frentes, mas em especial com o cuidado dos alimentos que são servidos nas escolas estaduais bem como de programas de alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Com nossas ações, o Tecpar tem compromisso com a população do Paraná”, observa Kloss.

LEITE DAS CRIANÇAS – Os laboratórios do Tecpar contribuem com a segurança alimentar nutricional, por meio da avaliação da conformidade do teor de vitamina A e do mineral ferro presentes no leite pasteurizado integral fornecido ao Programa Leite das Crianças.

As empresas que buscam fornecer ao programa procuram o Tecpar para realizar o monitoramento das quantidades desses elementos vitamínicos e minerais no leite beneficiado, o que está previsto no edital de credenciamento de usinas produtoras do alimento.

De iniciativa do Governo do Paraná, o programa tem por objetivo auxiliar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. “O monitoramento da qualidade realizado pelos laboratórios do Tecpar contribui para garantir alimentos seguros e nutritivos às crianças”, explica a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Em outra frente, para proteger a saúde dos alunos e manter o alto padrão da merenda escolar, o Tecpar e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) mantêm uma sólida parceria para a análise técnica dos gêneros alimentícios adquiridos.

Pela parceria, o Tecpar avalia, antes mesmo de chegar às escolas, todos os produtos da alimentação escolar, que passam por um rigoroso controle de qualidade para garantir sua conformidade com a legislação. As análises laboratoriais realizadas asseguram a qualidade dos alimentos que compõem as refeições servidas diariamente para cerca de 1 milhão de alunos em 2,1 mil estabelecimentos da rede estadual de ensino do Paraná.

A gerente do Tecpar destaca que a taxa média de aprovação dos produtos ficou em 88% em 2024, sendo que as amostras reprovadas não são direcionadas às escolas. “Os laboratórios do Tecpar são o garantidor da qualidade da alimentação escolar fornecida pela Fundepar. A parceria entre as duas instituições do Governo do Estado se concretiza em refeições seguras e nutritivas servidas aos alunos das escolas estaduais, o que é essencial para o seu bem-estar e desenvolvimento”, pontua Daniele.

REFERÊNCIA – Os laboratórios do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar são habilitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sob nº CRL 0244. Também são registrados e credenciados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN