Na China, PBoC injeta 959,5 bi de yuans no sistema bancário por alta demanda por dinheiro

A demanda por liquidez tende a aumentar com o festival, e os economistas aguardam um possível corte nas reservas obrigatórias para reforçar ainda mais o sistema...

Publicado em

Por Agência Estado

O Banco do Povo da China (PBoC) injetou nesta quarta-feira 959,5 bilhões de yuans, cerca de US$ 130,9 bilhões, no sistema bancário por meio de acordos de recompra reversa de sete dias, visando atender à alta demanda por dinheiro antes do Ano Novo Lunar. A medida também busca compensar a expiração de empréstimos do mecanismo de facilidades de crédito de médio prazo (MLF) e os pagamentos de impostos devidos.

A demanda por liquidez tende a aumentar com o festival, e os economistas aguardam um possível corte nas reservas obrigatórias para reforçar ainda mais o sistema financeiro.

Ao mesmo tempo, o PBoC enfrenta desafios para apoiar o yuan, que continua pressionado por temores sobre tarifas comerciais dos EUA.

Mesmo com promessas de flexibilização monetária, a instituição não alterou as taxas de juros e nem as reservas obrigatórias desde setembro de 2024.

Especialistas esperam mais medidas políticas agressivas em 2025, incluindo um possível corte de juros, à medida que o PBoC busca estimular a economia sem agravar a pressão sobre a moeda. Fonte: Dow Jones Newswires.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile