BCE/Villeroy de Galhau: juros devem cair para nível neutro até o verão do Hemisfério Norte –

Na visão dele, a taxa de juros próxima de 3% ainda está “significativamente acima do nível neutro”, que estaria em cerca de 2%, o que coloca...

Publicado em

Por Agência Estado

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau, afirmou nesta quarta-feira, 15, que a batalha contra a inflação está “praticamente vencida”. Ele também projetou que os juros devem retornar ao nível neutro até o verão do Hemisfério Norte, entre junho e setembro deste ano, a depender dos dados.

Na visão dele, a taxa de juros próxima de 3% ainda está “significativamente acima do nível neutro”, que estaria em cerca de 2%, o que coloca a política monetária no meio do caminho entre uma abordagem restritiva ou acomodatícia. “Se o declínio da inflação for confirmado nos próximos trimestres, como esperamos, o senso comum exigirá redução dos juros sem desaceleração no ritmo de relaxamento até o próximo verão”, disse Villeroy, em discurso preparado para testemunho no parlamento da França.

A autoridade monetária também alertou sobre os riscos de baixa para o crescimento econômico da França, previsto para avançar 0,9% em 2025. “Mas não prevemos uma recessão no momento”, pontuou, acrescentando que o Produto Interno Bruto (PIB) francês deverá se recuperar e subir cerca de 1,3% em 2026 e em 2027.

Villeroy recomendou que o governo da França reduza as taxas de juros sobre poupanças do Livret A, de 3% para 2,4%, e defendeu o compromisso com o controle da dívida fiscal no país. Segundo ele, a França precisa de um orçamento que “claramente reduza o déficit em 2025”, detalhe as medidas a serem tomadas e “supere interesses partidários” para recuperar a credibilidade do país na Europa.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile